Cidadeverde.com

Cineas Santos é o poeta jardineiro da Flor de Oeiras

 

Com o mês de dezembro, nasce junto uma flor que carrega o perfume da prosa e da poesia. É a Feira Literária de Oeiras, um evento que chega este ano à sua quinta edição, sempre homenageando grandes escritores, como Ziraldo, Monteiro Lobato, Maurício de Sousa  e Ruth Rocha. A flor de 2017 é sertaneja, tem os traços e letras fecundos do Piauí de dentro, traduzidos pela alma inquieta e sensível do professor Cineas Santos, escritor, editor e apresentador do programa cultural Feito em Casa, veiculado pela TV Cidade Verde.

De hoje até domingo, a primeira capital do Piauí está fervilhando com a agitação cultural que se estende por diversas atividades literárias. Os alunos das escolas municipais de Oeiras foram incentivados a estudar a obra de Cineas Santos, que contém livros infantis encantadoramente bem produzidos, a exemplo do” Menino que Descobriu as Palavras” ou o “ABC da Ecologia”.

Em retribuição à homenagem recebida, o professor Cineas produziu um livro especialmente para a Feira, que vai ser distribuído a todas as crianças de Oeiras e cujos direitos autorais foram doados para a Secretaria Municipal de Educação. Trata-se de “ O Parceiro do Vento”, com ilustrações que retratam a cidade, com cenas da antiga catedral de Nossa Senhora da Vitória.

Oeiras floresce na cultura, na educação e no reconhecimento aos filhos ilustres do Piauí que dedicam sua vida a promover a cidadania de forma generosa, como o Mestre Cineas Santos, agora também ídolo dos pequenos oeirenses.