Cidadeverde.com

Rua do centro é fechada para atrair pedestres

Ontem, um projeto interessante ocupou a Rua Coelho Rodrigues, no centro comercial de Teresina. Por iniciativa dos alunos do Instituto Camilo Filho, em parceria com a Prefeitura , a Associação dos Jovens Empresários e o Sindilojas, a rua foi fechada para veículos e recebeu um tratamento paisagístico para torná-la mais atrativa aos pedestres.

A ideia, comum  em outros países, é humanizar o espaço urbano, privilegiando as pessoas em detrimento dos carros e motocicletas. Foi o que aconteceu com a Times Square, em Nova York. Até o dia 10 de janeiro, o trecho da Rua Coelho Rodrigues compreendido entre as Praças João Luís Ferreira e Rio Branco, ficará destinado exclusivamente aos pedestres, para incentivar o convívio entre as pessoas na cidade.

A rua ganhou bancos, plantas e um colorido especial. A iluminação foi reforçada, assim como a segurança. Aos domingos, sempre haverá espetáculos musicais e feirinhas para atrair as pessoas ao centro outra vez. O projeto também levantou a discussão, muito oportuna, sobre os desníveis nas calçadas, que atrapalham a circulação das pessoas e podem causar acidentes.

É bom que mais espaços sejam destinados aos pedestres. São eles que dão vida e harmonia à cidade.