Cidadeverde.com

Vida e obra de Torquato Neto em cartaz

O grande poeta piauiense Torquato Neto é o destaque do documentário que será apresentado amanhã no cinema Teresina. A apresentação das 19h30 será seguida de debate com o diretor da obra, Eduardo Ades. Torquato foi um poeta excepcional, à frente do seu tempo, e participante ativo do movimento musical Tropicália, do qual fizeram parte também Caetano Veloso, Gilberto Gil e Capinam.

Ele também teve participação no cimema, com o filme "Terror na Vermelha", rodado em Teresina, onde nasceu. Apesar da importância da sua obra, Torquato Neto passou pouco tempo entre nós. No dia 10 de novembro de 1972, logo após completar 28 anos de idade, o poeta suicidou-se no seu apartamento, no Rio de Janeiro. Um personagem enigmático, sem dúvida, que o público piauiense terá a oportunidade de conhecer um pouco mais neste documentário.

Heráclito no DEM

O deputado Heráclito Fortes deixou definitivamente o PSB para filiar-se ao DEM, onde deve reforçar a candidatura presidencial do deputado Rodrigo Maia. Heráclito já não estava mais confortável no antigo partido e valeu-se do seu alinhamento com o Presidente da Câmara para trocar de sigla. O problema, na visão dele mesmo, é que ele já vinha apoiando a candidatura ao Planalto do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, de quem é amigo.

O deputado piauiense também é amigo do atual presidente da República, Michel Temer, que, a partir de agora, entra na linha de fogo, ainda que de forma sutil, do deputado Rodrigo Maia. Mas Heráclito já adiantou que continuará votando a favor do governo. Ele defende que Temer tem que acabar o atual mandato de forma positiva. Por isso mesmo, acha que o Presidente não deveria ser candidato à reeleição, porque, estando em campanha, atrapalha a agenda de votação que o Congresso deve cumprir até o final do ano para recuperar o país.

A filiação ao DEM aconteceu ontem em Brasília, mas Heráclito ainda marcará uma solenidade aqui no Piauí, sua terra natal.