Cidadeverde.com

Orquestra Sinfônica homenageia música piauiense na temporada de 2018

 

A Orquestra Sinfônica de Teresina abriu ontem à noite, para convidados e imprensa, a temporada 2018, com um concerto que mostrou por que a OST chega aos 25 anos com brilho e fôlego para ir ainda muito mais longe. O concerto contou com a voz da cantora  piauiense Myriam Eduardo, que mora atualmente em Brasília, e veio especialmente para participar do jubileu de prata da Orquestra.

Além das já tradicionais peças eruditas, o concerto trouxe ainda a interpretação de músicas piauienses selecionadas cuidadosamente para receber o arranjo dos instrumentos da orquestra. Myriam Eduardo esbanjou talento com uma voz afinadíssima e muito entrosamento com o repertório apresentado. Ao final, uma surpresa para o público. Myriam, que é a voz oficial do Hino de Teresina, fez questão de apresentá-lo ao público, pela primeira vez, com os acordes sinfônicos. Um êxtase!

Ao longo dos últimos vinte e cinco anos, a Orquestra de Teresina amadureceu, sem perder o entusiasmo de estar sempre buscando inovar. Foi assim que introduziu músicas folclóricas, regionais, e até mesmo o rock, em suas apresentações, proporcionando espetáculos de rara beleza,  com uma combinação harmônica entre diferentes estilos musicais. Mas não é só isso. A OST também diversificou seu público, ao levar os concertos para os bairros da capital e para as cidades do interior do Piauí.

Toda essa disposição é explicada pela paixão que move os instrumentistas e, principalmente, o seu regente, o maestro Aurélio Melo, para quem a música é a própria razão da sua existência. Paixão essa que pode ser sentida em cada nota, em cada novo arranjo e na emoção provocada na plateia toda vez que a Orquestra se apresenta.

O concerto de ontem vai ser reapresentado hoje e amanhã, às 19h, no Palácio da Música, com entrada franca. Certamente, o melhor programa para o fim de semana.