Cidadeverde.com

O recado de Moro

O juiz federal Sérgio Moro esclareceu ontem, de forma clara e didática, às principais dúvidas sobre a Operação Lava Jato, a maior ação de combate à corrupção já realizada no Brasil. Os números que envolvem essa operação são hiperbólicos. O desvio de dinheiro na Petrobrás chega a R$ 6 bilhões.

E o juiz falou, no Programa Roda Viva, exibido pela TV Cultura, justamente no momento em que a jurisprudência sobre a prisão após a condenação em segunda instância pode ser revista pelo Supremo Tribunal Federal. Como esclareceu o próprio juiz, a revisão desse entendimento vai liberar, só na 13ª Vara, onde atua, 114 casos de condenados, e não só por corrupção, mas também por tráfico de drogas e até por pedofilia.

Outro ponto de destaque levantado pelo juiz é o caso das indicações políticas para cargos de direção nas estatais. Esse loteamento, no entendimento de Sérgio Moro, levou ao sucateamento da Petrobrás. E é o que acontece também em outras estatais, para infortúnio do país.

A Lava Jato está completando quatro anos com um legado de que, finalmente, o país começou a punir os corruptos que dilapidaram o patrimônio público e, mais, que o  Erário fosse ressarcido, coisa nunca antes vista nesse país. Com essa operação, a população brasileira voltou a acreditar na justiça e a ter esperança de que o país estava mudando, de que a lei vale para todos. Seria muito triste que esse sonho fosse enterrado justamente agora.