Cidadeverde.com

Tribunal de Justiça decide hoje pelo funcionamento em dois expedientes

Está em pauta para esta manhã, no Tribunal de Justiça do Piauí, a possibilidade de o Tribunal vir a funcionar em dois turnos, seguindo o horário das 8h ás 18h, como acontece na maioria dos estados brasileiros. Atualmente, a justiça piauiense funciona apenas de 7h às 14. O expediente único está ancorado na Lei 6.543/2014, que pode ser revogada na sessão de hoje.

O funcionamento do Tribunal em dois turnos é uma reivindicação antiga dos advogados e uma aspiração dos jurisdicionados que esperam, com isso, uma justiça mais célere no estado. Existe hoje uma estrutura enorme que passa um turno inteiro ociosa, enquanto a população aguarda o desfecho dos seus processos.

A agilidade no atendimento a quem recorre à justiça para a solução dos seus conflitos é uma das bandeiras do Conselho Nacional de Justiça, afinal, justiça boa é a justiça que funciona. A Ordem dos Advogados do Brasil  – Secção Piauí também já se manifestou favorável à implantação do segundo turno.

A eficiência no serviço público deve ser perseguida a todo custo, e não poderia ser diferente com a justiça, um poder que custa caro ao erário e que, por isso mesmo, precisa prestar um bom atendimento à população. 

Ainda na sessão de hoje, o TJ deve retomar o julgamento do processo referente ao concurso dos cartórios, também muito aguardado pela população. O processo vem se arrastando há cinco anos.