Cidadeverde.com

Enxergando o Mundo pela Arte

Uma exposição multissensorial, que remete à caatinga, com suas paisagens, costumes e tradições, vai ser aberta hoje no Clube dos Diários de Teresina. Nove artistas se uniram em torno do projeto idealizado pelo médico Benjamin Pessoa, intitulado “Abrindo os Olhos para Enxergar o Mundo”, entre eles Fátima Campos, Kalina Rameiro, Eulália Pessoa e Rogério Albino.

O neurocirurgião tem uma história de superação iniciada em Lagoa do Mato, município de Coelho Neto, no interior do Maranhão. Nascido em uma família muito pobre, o menino Benjamim só teve oportunidade de iniciar os estudos aos 13 anos de idade, o que não o impediu de formar-se em medicina e tornar-se um dos maiores cirurgiões do norte e nordeste. Mas  ele não esqueceu o passado e faz questão de lembrar sua origem e estimular outras pessoas a trilharem o mesmo caminho por meio da educação.” Muita coisa pode lhe fazer crescer,  mas o que lhe transforma é a educação”, ensina o médico.

As referências que marcaram sua história de vida estão narradas, simbolicamente, pela livre interpretação de diferentes artistas, por meio de esculturas, fotografias, textos e pinturas. Visitar a exposição é participar de uma experiência multissensorial, na qual os sentidos são despertados de uma forma diferente em cada sala, divididas pelos temas: origem, processo e resultado.

Além da exposição dos objetos de arte, o visitante também poderá participar de oficinas de fotografia e audiovisual, além de um espaço de leitura.  E há ainda algumas curiosidades científicas, como a oportunidade de conhecer como funciona o cérebro durante o processo de leitura. Uma viagem aos sentidos que permite revisitar as origens de quem atravessou o sertão para alcançar o sucesso percorrendo o delicioso caminho do saber. Aos interessados, a exposição fica aberta até o dia 21 deste mês.