Cidadeverde.com

Os nomes já confirmados do Salipi

O Salão do Livro do Piauí, lançado nesta manhã, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal do Piauí, chega a sua 16ª edição e consagra-se como um dos mais importantes eventos culturais regulares do estado. O Salão vai muito além de uma feira de livros. Na verdade, tornou-se um centro de discussões literárias com autores famosos, espaço para lançamento de novos autores e a realização do Seminário Língua Viva.

Mais uma vez, está selada a frutífera parceria com a UFPI, que abriga o Salipi em seu campus, cedendo toda a infraestrutura necessária para a realização do evento, além, é claro, de agregar naturalmente o público acadêmico que vai em busca de leitura e conhecimento. Este ano, o homenageado é o escritor Arimathéa Tito Filho.

Já estão confirmados os nomes de Bráulio Bessa, Luiz Ruffato, Roseana Murray, José de Nicolas, entre outros. Apesar do alto nível do Salão, no entanto, o Salipi encontra muita dificuldade financeira para se viabilizar. Mesmo com o apoio imprescindível da UFPI, Governo do Estado e Prefeitura de Teresina, não é fácil manter um evento desse nível sem o patrocínio do setor privado. E, este, infelizmente, ainda não descobriu o poder que a cultura tem de transformar e impulsionar pessoas e cidades.