Cidadeverde.com

Brasil possui a maior carga tributária da América Latina

Segundo o extensivo calendário de comemorações existente no Brasil, hoje é o Dia do Respeito ao Contribuinte, coisa que, aliás, não existe nesse país, onde o cidadão é extorquido a todo instante para sustentar o inchaço de uma máquina estatal pesada e ineficaz.

O brasileiro paga uma carga abusiva de impostos, até mesmo em produtos básicos. A atual crise dos combustíveis é um exemplo. O preço exorbitante cobrado nas bombas é impactado diretamente pelo percentual médio de 43% de impostos federais e estaduais que incidem sobre o produto.

Segundo dados da Receita Federal referentes ao ano de 2016, a carga tributária bruta do Brasil equivale a 32,38% do Produto Interno Bruto- PIB, percentual superior ao de países como os Estados Unidos, Suíça, Canadá, Espanha e até mesmo do Reino Unido. É também o maior percentual da América Latina.

O pior de tudo, porém, nem é o quanto pagamos de impostos, mas a destinação dos mesmos, o que leva à indignação de qualquer brasileiro minimamente informado. O Procurador Federal Paulo Roberto Falcão diz que o Brasil perde por ano cerca de R$ 200 bilhões para a corrupção, dinheiro equivalente a sete vezes com o que é gasto no Programa Bolsa Família, por exemplo.

Em um cenário como esse, o dia de hoje deveria ser de luta e de luto para que houvesse mais respeito com o dinheiro que o distinto contribuinte desembolsa regularmente e que é desviado de forma inescrupulosa e covarde.