Cidadeverde.com

Você está bebendo plástico e, provavelmente, nem saiba.

Neste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Organização das Nações Unidas faz um apelo para que a população reduza o consumo de plástico, considerado uma das principais causas de danos ao planeta. O material pode levar até 500 anos para ser decomposto. Ainda segundo a ONU, se o descarte de plásticos no meio ambiente não for reduzido drasticamente, até 2050 haverá mais plásticos do que peixes nos oceanos.

O problema é que o consumo desenfreado e irresponsável faz com que o material continue sendo largamente usado, sobretudo em embalagens. Por ano, são consumidas até cinco trilhões de sacolas plásticas no mundo. É muito lixo entupindo nossas galerias e poluindo nossos rios e mares.

Os dados mostram ainda que, a cada minuto, são compradas 1 milhão de garrafas plásticas. E sabe o que é pior? 90% da água engarrafada, que nós ingerimos inocentemente, contêm microplásticos. Assim como os peixes e crustáceos que nos alimentam.

Este é um ano eleitoral, mas não se vê entre os candidatos, majoritários ou proporcionais, propostas voltadas para a sustentabilidade, o que é lastimável. Agimos todos como se os recursos naturais fossem infinitos, mas a natureza está a nos cobrar a conta de tanto descaso com o meio ambiente. Momento oportuno para refletirmos sobre nossos hábitos e nossa responsabilidade com a casa comum, chamada Planeta Terra.