Cidadeverde.com

Eleição presidencial lembra FLA X FLU

A pesquisa Ibope divulgada ontem à noite confirmou a tendência de polarização entre petismo e anti-petismo no pleito marcado para o próximo dia 7 de outubro. O PSDB que, em anos anteriores, protagonizava com o PT essa disputa, foi substituído pelo discurso agressivo do deputado Jair Bolsonaro (PSL), que soube apresentar-se ao eleitor como a antítese do partido de Lula.

Depois de anunciado oficialmente como o candidato do Partido dos Trabalhadores,  o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, só cresce. Já atingiu 19%, ficando em segundo lugar na corrida presidencial, atrás de Bolsonaro, que mantém a liderança com 28%. Ciro Gomes (PDT) está com 11%; Geraldo Alckmin (PSDB), 7%; e Marina (Rede) continua caindo, e agora tem apenas 6%.

Os dois extremos, Haddad e Bolsonaro, tentarão de tudo, daqui para  frente, para tentar obter os votos dos demais candidatos. O candidato do PT voltará seu discurso para conquistar os eleitores de Marina e Ciro, alinhados com a esquerda. Já Bolsonaro , deve voltar sua atenção para os eleitores de centro, que o acompanham não tanto por admirá-lo, mas por temerem a volta do PT ao poder.

O afastamento de Bolsonaro da campanha acabou por beneficiá-lo, de certa forma. Sem participar de sabatinas e debates, onde, costumeiramente, externava um discurso extremista, muitas vezes atentando contra a democracia e as minorias, ele evita cometer novas gafes, tarefa da qual se ocupou seu vice, General Mourão. Por outro lado, em respeito ao seu estado de saúde, os adversários aliviaram as críticas contra ele.

Haddad insiste em colar sua imagem à figura do guru do partido, o ex-presidente Lula, que encontra-se preso em cumprimento de pena por corrupção e lavagem de dinheiro, mas que, ainda assim, mostrou força eleitoral capaz de impulsionar seu substituto, empurrando-o em pouquíssimo tempo para o segundo lugar na disputa.

Pelo visto, a eleição tem tudo para seguir com cara de FLA X FLU, até mesmo na exaltação dos ânimos das torcidas de um e de outro time.