Cidadeverde.com

Na semana da eleição, Alckmin vai a 3° lugar e passa de Ciro

A semana decisiva para as eleições 2018 começou com a divulgação de mais uma pesquisa de intenção de votos para presidente da República, encomendada pelo BTG Pactual.  Segundo os dados da pesquisa, Jair Bolsonaro( PSL) mantém a liderança, com 31 %; Haddad (PT) está  com 24% e, surpresa, Geraldo Alckmin (PSDB) ultrapassou Ciro Gomes e está agora em terceiro lugar, com 11%. Ciro (PDT) caiu para o quarto lugar, com 9%. João Amoedo ( Novo) passou de Marina e aparece em quinto lugar, com 5%. Já Marina (Rede), que não conseguiu sair da curva descendente apresenta 4%, seguida por Henrique Meireles (MDB) e Álvaro dias (Podemos), ambos com 2%. Os votos brancos e nulos somam 2%; Não sabe, não respondeu, 4%.

A grande novidade desta pesquisa com relação às anteriores foi a ascensão de Alckmin, que ficou à frente de Ciro Gomes. Nos últimos dias, o tucano vinha apostando no discurso de que a última semana seria da virada. Mas a oscilação positiva ainda é pequena para permitir que Alckmin chegue ao segundo turno.  Outro que subiu na reta final foi João Amoedo. Interessante notar que os dois são de centro, como se os eleitores estivessem começando a cansar da polarização entre os extremos, que tem levado a posições exacerbadas de ambos os lados.

Curiosamente, nas simulações de segundo turno, o candidato que lidera no primeiro turno só venceria de Haddad e Marina. Ainda segundo a pesquisa BTG/Pactual, Bolsonaro perderia tanto para Alckmin, quanto para Ciro. Esta última semana de campanha reserva novas pesquisas e, também, debates eleitorais importantes para a definição dos números. Importante observar que o número de indecisos vem caindo, mas ainda há uma margem para avançar sobre eles.