Cidadeverde.com

Cidadania a um toque de dedo

Transparência é a palavra chave em um regime democrático. Em todas as esferas governamentais, os atos públicos ( como o próprio nome sugere) devem ser tornados de domínio público, a fim de que a sociedade fiscalize e cobre a lisura dos governantes eleitos, bem como da sua equipe de gestão.

Hoje, a população ganha mais uma ferramenta para exercer seu papel de controle externo, fundamental em uma sociedade livre.  O Ministério Público do Estado está lançando o aplicativo “MPPI Cidadão”. Por meio dele, o piauiense pode encaminhar denúncias de corrupção, questões de saúde, meio ambiente, crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, educação e direito do consumidor. As queixas são encaminhadas diretamente à ouvidoria do MP para que sejam tomadas as providências cabíveis.

A dois dias da eleição, o aplicativo também já poderá ser usado para o encaminhamento de denúncias relacionadas a crimes eleitorais, como propaganda irregular, distribuição de bens e serviços, entre outros delitos.

A um simples toque do celular, o cidadão tem à sua disposição um canal direto com o órgão responsável por fiscalizar e fazer valer o direito de cidadania assegurado a todos na Constituição. Resta a cada pessoa fazer uso deste instrumento de forma responsável para ajudar a construir uma sociedade mais transparente e, consequentemente, mais justa.