Cidadeverde.com

Correios iniciam fechamento de agências

Os Correios anunciaram ontem que estão fechando 41 agências em 15 estados do Brasil, entre eles o Piauí. Segundo a direção da empresa, o fechamento é apenas uma questão de logística para desativar unidades que encontram-se em imóveis alugados ou muito próximas umas das outras.

Na verdade, os Correios estão perdendo espaço e credibilidade. Com a expansão da tecnologia, já não se envia mais correspondências pelo sistema tradicional. Mensagens, cartões, documentos, faturas, praticamente tudo é enviado pelo computador com rapidez e eficiência inquestionáveis. Depois, a credibilidade, que era um dos maiores patrimônios dos Correios, foi secando desde maio de 2004, quando o então diretor, Maurício Marinho, foi flagrado recebendo pacotes de dinheiro oriundo de propina.

Desmascarava-se ali o escândalo que ficou conhecido como “mensalão”. Os Correios já não eram mais os mesmos, a empresa  havia sido aparelhada e transformada em uma célula de corrupção , como tantas outras que seriam descobertas mais tarde. A reconhecida eficiência dos Correios começou a ir por água abaixo, como consequência natural da substituição de técnicos por apadrinhados políticos, interessados tão somente em locupletar-se.

A direção da Empresa não avisou quantas, das 41 unidades, seriam fechadas no Piauí. Aqui, ainda há o agravante de que essas agências, especialmente no interior, são vítimas constantes da violência que campeia no estado.