Cidadeverde.com

Caminhar para prevenir

Desde que foi criado, há 19 anos, nos Estados Unidos, o movimento  Outubro Rosa vem mais que colorindo o décimo mês do ano. As cor rosa que ilumina os monumentos públicos, na verdade, joga um pouco de luz sobre a necessidade de informar e prevenir acerca do câncer de mama, mal que acomete milhares de mulheres no mundo inteiro. O câncer de mama é o que mais comum entre as mulheres, depois do tumor de pele não melanoma.

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer, o Brasil deve registrar 59.700 novos casos em 2018. Ainda de acordo com os números do Inca, que é uma referência no tratamento de câncer no Brasil, a cada ano os novos casos de câncer registram um aumento de 28%.

Aqui no Piauí, a Fundação Maria Carvalho Santos abraçou esta causa e vem realizando um esforço considerável para diminuir as estatísticas negativas da doença entre as mulheres do estado. Com o trabalho permanente de difundir informação sobre as formas de prevenção, além da realização de exames para obter o diagnóstico precoce, a Fundação disponibiliza ainda um serviço de apoio às mulheres vítimas da doença, oferecendo-lhes o suporte para enfrentar o tratamento e ajudando a melhorar a autoestima das pacientes.

Anualmente, para dar mais visibilidade ao movimento, é realizada a Caminhada Rosa que, este ano, será realizada amanhã, no dia do Piauí, lembrando que a melhor maneira de celebrar a data é cuidando das suas mulheres, maioria da população no estado. A largada da Caminhada será às 7h, a partir da Ponte Estaiada, na Av. Raul Lopes, com parada final no Teresina Shopping, onde serão realizados exames preventivos. Um pouco antes, às 6h, também na Ponte Estaiada, começa a Corrida Rosa, dando passos largos rumo à prevenção e ao tratamento da doença.