Cidadeverde.com

Expectativa X Realidade

Passada a eleição que consagrou um quarto mandato ao governador Wellington Dias, logo no primeiro turno, os números negativos começam a aparecer oficialmente. E o anúncio veio pela boca do próprio secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, ao admitir ontem, aqui na Cidade Verde, que o atraso no pagamento do décimo terceiro salário dos servidores estaduais é uma possibilidade real.  Segundo Rafael, “não está completamente descartado”.

Durante a campanha, questionado por seus adversários nos debates de que participou, o governador Wellington Dias sempre dizia que, apesar da crise econômica, as finanças do Estado estavam equilibradas e que o governo honrava seus compromissos com os servidores, cumprindo rigorosamente a tabela. Em entrevista concedida à Revista Cidade Verde, um dia após a eleição, disse o governador: “Nós estamos cumprindo a tabela e vamos seguir cumprindo a tabela, pagando os salários e o décimo terceiro.” A população confiou na palavra do governador e o elegeu sem dificuldade. Vai ser difícil convencer agora os servidores e seus familiares de que tudo não passava de discurso de campanha. Se isso acontecer, a justificativa da crise não vai ser maior que a do calote eleitoral.

O Piauí é um estado pobre. Muita gente depende do serviço público e é empregada do Estado. Se o salário atrasa, o comércio sofre e abre-se um efeito em cascata. Não é bom iniciar um mandato já com esse nível de insatisfação popular.