Cidadeverde.com

Otimismo embala brasileiros nesta virada de ano

Com reformas importantes a serem votadas para conseguir obter uma recuperação sólida do crescimento econômico no país, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, começa o mandato com a faca e o queijo na mão para obter os votos necessários ao que considera essencial nesse início de mandato. Pesquisa do Instituto Ibope, divulgada ontem, aponta que 75% dos brasileiros consideram que o futuro presidente está no caminho certo. A expectativa com relação ao seu governo também é otimista. Para 64% dos entrevistados, o governo dele será ótimo ou bom.

É com esse capital político, sustentado pela força da opinião pública, que Jair Bolsonaro deve tentar emplacar a aprovação das reformas logo no início do ano. Com o passar do tempo, o jogo de poder entre os partidos, tão comum no Congresso, começará a trazer de volta o velho esquema do toma lá, dá cá, até agora, descartado por Bolsonaro.

O presidente que tomará posse no dia 1º de janeiro se elegeu com a promessa de romper com a velha e ultrapassada forma de fazer política, cedendo cargos e verbas em troca de apoio nas votações de interesse do governo. Não se sabe até quando vai conseguir segurar com firmeza esse estilo de governar. Portanto, o melhor a fazer é colocar as votações mais urgentes em pauta logo no começo da administração, enquanto ainda está em lua de mel com parcela significativa da população.

Os brasileiros estão otimistas com relação às perspectivas de melhora na economia. Os números mostram que dois em cada três entrevistados acreditam que a situação vai melhorar em 2019. Mas isso só é possível com ajustes rigorosos para evitar o descontrole nos gastos públicos que, nos últimos anos, causou um dano de gravíssimas proporções. É bom não decepcionar os eleitores que jogaram todas as suas esperanças nessa virada de poder.