Cidadeverde.com

O Piauí presente no comando do Sebrae

A partir de hoje, o Sebrae passará a contar com um piauiense no seu comando, o advogado João Henrique de Almeida Sousa. Ele deixa a presidência do SESI – Serviço Social da Indústria e passa a cuidar das micro e pequenas empresas, um setor que cresce em tamanho e importância para a economia  do país.

João Henrique foi indicado pelo amigo, o ex-presidente Michel Temer,  e assume por um mandato de quatro anos. Ele traz no currículo a experiência como secretário de estado nas áreas da educação, cultura, administração e governo, além de ter sido Ministro dos Transportes e Presidente dos Correios. Circula, portanto, com desenvoltura em Brasília. Mas já iniciará sua gestão com um problema grande pela frente. O recém-empossado Ministro da Economia, Paulo Guedes, ameaçou “meter a faca” no sistema S, do qual o Sebrae faz parte.

É notório o trabalho que o Sebrae realiza hoje no fortalecimento das micro e pequenas empresas, com projetos que estimulam o empreendedorismo e facilitam a vida de pequenos empresários de norte a sul do país. O desafio agora será manter, ou até ampliar esse trabalho, com menos recursos. Para isso, fatalmente, terá que cortar na própria carne, uma tarefa difícil e nada simpática.