Cidadeverde.com

Inflação baixa eleva otimismo dos brasileiros

Não é a toa que os brasileiros estão otimistas com o ano de 2019. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, 76% da população acha que este ano será melhor que 2018.Apesar dos desencontros do governo neste início de gestão sobre questões importantes, o que parece motivar mesmo o cidadão comum é a economia. E esta tem tudo para decolar. A bolsa de valores está batendo recordes de pontos nos últimos dias, registrando a oitava alta em nove pregões, e já encostando nos 94 mil pontos.

A inflação de 2018, anunciada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE, ficou em 3,75%, abaixo da meta prevista, que era de 4,50%. O mês de dezembro registrou a menor inflação desde o início do Plano Real: 0,15%.

Com um horizonte favorável para o desenvolvimento dos negócios, pode-se esperar mais contratações e a queda na taxa de desemprego que assombrou os brasileiros nos últimos anos. O cenário está preparado, mas, claro, só isso não é suficiente. Se as reformas indispensáveis para a recuperação econômica no Brasil não acontecerem, e logo, perderemos todas essas vantagens conquistadas.

É hora de serenidade e habilidade política para conduzir a articulação necessária no Congresso para a aprovação das reformas da Previdência, Fiscal e Tributária. Se o governo conseguir a aprovação dessas três, o país será reconduzido aos trilhos e poderá voltar a sonhar com um futuro de prosperidade. É hora, pois, de esquecer o palanque e voltar-se para o trabalho. Ainda há muito a ser feito e o brasileiro tem pressa.