Da era dos dinossauros
21/01/19, 08:39
Circula nas redes sociais um vídeo feito por uma cidadã nas dependências da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, mostrando a precariedade das condições do lugar onde é expedida a segunda via da carteira de identidade. É uma vergonha sob todos os aspectos. O prédio insalubre apresenta goteiras, infiltrações, paredes descascando e um amontoado de entulhos.
A desorganização segue pela maneira pré-histórica como os arquivos estão guardados, em gavetas antigas e enferrujadas, nas quais os servidores são obrigados a consultar manualmente as fichas com informações dos piauienses.
Na era da informática e da tecnologia da informação, a Secretaria de Segurança do Piauí parece um fóssil que resistiu ao tempo, não sem os desgastes naturais que este acarreta. O cidadão que precisa retirar uma segunda via do seu RG ainda tem de se submeter à humilhação de esperar por longas horas em uma fila, sem qualquer conforto.
Não dá sequer para imaginar como ainda possam existir órgãos da administração pública funcionando nessas condições. É um atraso que atrapalha a vida do Estado, dos servidores e da população.
O Secretário de Segurança, Cel. Rubens Pereira, diz que está adotando mudanças para mudar o Instituto de Indentificação do atual prédio onde se encontra para um imóvel próximo ao Ginásio Verdão, o que deveria ter acontecido desde o ano passado. A transferência, segundo ele, não foi possível por conta da contenção de gastos imposta pelo governo. Ele diz que, assim que o sistema financeiro for reaberto, voltará a solicitar a liberação de recursos junto à Secretaria da Fazenda.