Cidadeverde.com

Não se pode culpar a natureza

Ontem mesmo, aqui neste espaço, falávamos sobre a necessidade de construção de galerias para receber a água da chuva. Com o crescimento desordenado da cidade, muitas áreas foram impermeabilizadas,dificultando a absorção da água. O sistema de drenagem da capital é deficitário, por isso as ruas são tomadas por águas que empoçam e transbordam, causando todo tipo de transtorno aos habitantes.

A tragédia que ocorreu ontem à noite no Parque Rodoviário, na zona sul de Teresina, deixando dois mortos, cerca de 40 casas destruídas -  total ou parcialmente -  e mais de 30 feridos, ressalta a importância desse tipo de obra para evitar tragédias como a dessa noite.  Segundo um oficial do Corpo de Bombeiros, o bueiro rompeu porque não suportou a força da água represada, que pôs abaixo o muro de um clube existente na área e desceu em forma de enxurrada, arrastando tudo que havia no caminho.

Assim como no Parque Rodoviário, outras áreas da cidade também estão suscetíveis e precisam de atenção máxima, especialmente agora quando um volume de chuvas acima do previsto está caindo sobre a cidade. A população também precisa assumir a responsabilidade para não jogar lixo nas ruas, o que provoca o entupimento de bueiros e galerias, agravando ainda mais a situação.