Cidadeverde.com

Licitação da Transcerrados está mais próxima

Um fio de esperança foi aceso ontem para os produtores de grãos da região sul do Estado. O sócio-diretor da empresa Houer Concessões se reuniu com a equipe do governo para tratar do planejamento dos estudos que vão embasar o projeto de parceria público-privada da Rodovia Transcerrados, PI-397. A proposta é que os tais estudos sejam concluídos em junho deste ano para que o edital de licitação seja lançado no mês seguinte, após análise do Conselho Gestor.

A Transcerrados começou a ser construída ainda em 2013. Já dura, portanto, seis anos, sem que a obra seja concluída, causando prejuízos incalculáveis justamente para o setor que responde pelo maior peso na pauta de exportações do estado. No mês passado, sem ter como escoar a produção, os próprios empresários da área colocaram os tratores na estrada para torná-la minimamente trafegável. A produção anual de grãos no Piauí corresponde a 3,5 milhões de toneladas. Com a conclusão da Transcerrados, a expectativa é de que esse número dobre.

Durante o período chuvoso, a  rodovia que deveria transportar nossas riquezas vira um grande lamaçal, impedindo que a safra, por melhor que tenha sido, possa chegar ao destino final sem uma perda considerável.  Como o governo não consegue concluir a obra, só mesmo a iniciativa privada pode fazer essa importante artéria viária virar realidade, incrementando os negócios no sul do estado.