Cidadeverde.com

Enfim, um passo adiante na reforma.

Enfim, a mais esperada das reformas necessárias para a retomada do crescimento brasileiro deu um passo adiante. Depois de muitos atropelos, alguns causados pelo próprio Planalto, o texto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, por um placar de 48 votos a 18, e o Presidente da Câmara, Deputado Rodrigo Maia (DEM), já autorizou a criação da Comissão Especial, onde devem acontecer os maiores embates.

Ainda na primeira fase, o governo  cedeu em alguns pontos, contrariando a lógica da negociação, prevista para acontecer somente agora nesta segunda fase. O colegiado será composto por 49 membros e igual número de suplentes e deve ser instalado ainda hoje.

As mudanças feitas até agora, segundo a equipe econômica do governo, não comprometem a economia prevista com a reforma, mas foram suficientes para provocar a desconfiança do mercado que, com isso, viu a cotação do dólar disparar, chegando a R$ 3,98, a maior desde 1º de outubro, e o índice Bovespa cair.

Esta reforma é crucial para que o país possa recuperar o equilíbrio econômico e trazer um cenário de estabilidade suficiente para que os investidores voltem a apostar suas fichas no Brasil, fazendo com que o nível de emprego cresça  outra vez. Portanto, a população deve acompanhar de perto cada desdobramento desse processo, que tem implicações diretas na vida de cada cidadão.