Cidadeverde.com

Em defesa da São Benedito

Cidadãos do mundo inteiro, inclusive os piauienses, sensibilizaram-se, com razão, diante do prejuízo causado pelo incêndio na Catedral de Notre Dame, em Paris. Um símbolo religioso, histórico e arquitetônico, que é patrimônio da humanidade, e o ponto turístico mais visitado de Paris.

Agora é hora de chamar a atenção do Piauí para a necessidade de reconstrução da centenária Igreja de São Benedito, construída no espaço conhecido como “alto da jurubeba”, lugar de destaque na paisagem urbana da capital. A Igreja São Benedito tem uma história singular. Ela foi construída com a força dos negros, sob o comando do Frei Serafim de Catânia.

Em setembro de 2016, um acidente provocou a queda de pedaços da sineira e de um dos pontaletes, fazendo desabar o teto do templo católico. Como as portas em madeira entalhadas da Igreja são tombadas pelo Iphan, todo o projeto de restauração da edificação teve que receber o aval do órgão responsável pela preservação do patrimônio histórico. Foi um processo longo que se arrastou até agora.

Finalmente, a Arquidiocese de Teresina recebeu a autorização do Iphan para recuperar a Igreja, mas não dispõe de recursos suficientes para a obra, avaliada em R$ 1 milhão. É hora de todos os piauienses se unirem na campanha de arrecadação de doações que está sendo feita para que o templo de São Benedito possa reabrir aos seus fiéis. As doações poderão ser feitas por meio de um carnê, com seis parcelas, que se encontra disponível no convento dos capuchinhos ou por meio de cartão de crédito e débito. O Piauí precisa valorizar e preservar o seu patrimônio, e isso é responsabilidade de toda a população.

Link da vaquinha: http://vaka.me/525130