Cidadeverde.com

Segurança passa a ser avaliada por desempenho

As manchetes diárias atestam por que a violência urbana é hoje uma das maiores preocupações do piauiense. De domingo a domingo, assaltantes aterrorizam a vida dos cidadãos, praticando assaltos a comércios e residências, abordando motoristas dentro dos veículos e cometendo todo tipo de atrocidade contra quem está simplesmente tentando seguir a vida com certo grau de normalidade.

O Secretário Nacional de Segurança Pública, Gal. Guilherme Theophilo, declarou em entrevista à Revista Cidade Verde que pretende instituir uma espécie de selo ISO para os Estados que conseguirem reduzir os índices de criminalidade, oferecendo uma premiação em recursos para serem aplicados, exclusivamente, na área de segurança.

Já está mesmo na hora de avaliar esse importante setor da administração pública a partir do mérito na resolução e, principalmente, na prevenção aos crimes que tiram a paz e até mesmo a vida de cidadãos de bem.

Aqui no Piauí, a delegada Eugênia Villa, que ocupava a função de sub-secretária da Segurança Pública, anuncia que assumiu o setor de inteligência da polícia civil, justamente para tentar evitar que os crimes aconteçam, por meio de um trabalho investigativo de prevenção. É um trabalho fundamental, que foi colocado nas mãos de uma pessoa com talento e capacidade para desenvolvê-lo, desde que lhe sejam dadas condições para isso.  Já choramos demais por nossas vítimas, queremos celebrar, agora, a paz que nos foi roubada.