Cidadeverde.com

Soluções inteligentes para o clima de Teresina

Esta imagem do Parque Del Centro Del Poblenou, em Barcelona, na Espanha, mostra que a geografia e seu clima não são, necessariamente,  determinantes para que os moradores de uma região sofram com um calor acima do suportável, como acontece em Teresina.

O parque em questão fica no distrito de San Marti e foi construído em 2008 pelo arquiteto francês Jean Nouvel. Mostra uma cobertura verde sobre a rua, filtrando a incidência de raios solares, diminuindo a temperatura consideravelmente.  Não é algo fora do comum ou sobrenormal, ao contrário, é uma solução perfeitamente aplicável.

Com o aquecimento do planeta e o aumento médio da temperatura global, Teresina, que fica localizada próxima à linha do Equador, vai ficando mais quente a cada ano. Sem uma cobertura vegetal que faça frente à radiação solar que incide sobre a cidade, os moradores sofrem os efeitos de um calor que beira o insuportável.

Preservar o meio ambiente e incentivar o plantio de árvores, portanto, merecia ser prioridade na capital piauiense. As árvores proporcionam um conforto climático significativo, como mostra um estudo coordenado  pela professora Melissa Oda, da Uespi, no município de União. Ela provou que uma boa cobertura vegetal pode reduzir a temperatura em até 10°C.

Infelizmente, não se vê por aqui o incentivo ao plantio e à preservação das árvores. Muitas vezes, são desmatadas áreas extensas para construções de empreendimentos públicos ou privados sem que haja a preocupação com a presença do verde nesses espaços. E, com isso, sofremos todos nós, especialmente no segundo semestre do ano.