Cidadeverde.com

A força de Sérgio Moro

O Brasil, ainda vivendo o clima de Fla X Flu típico dos períodos de campanha eleitoral, foi tomado, ontem, novamente, por manifestações de rua, desta vez em defesa do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. Nas várias cidades onde houve protestos, a população tomou carona no movimento e empunhou outras bandeiras em nome da manutenção da Lava Jato e contra o Supremo Tribunal Federal, citando especificamente o ministro Gilmar Mendes.

Agora é assim: a cada vez que acontece algo grave que desagrade a opinião pública, os brasileiros ocupam as ruas para manifestar expressamente a sua insatisfação. As conversas vazadas pelo site The Intercept com supostos diálogos entre o então juiz Sérgio Moro e procuradores da força-tarefa da Lava Jato foram rapidamente usadas pelos advogados de defesa do ex-presidente Lula para tentarem invalidar todo o processo que o condenou pelo caso do triplex do Guarujá.

O mérito da ação que julga a suspeição de Sérgio Moro como juiz do processo será julgado em agosto, na volta do recesso judiciário. Com medo de que o Supremo invalide a Lava Jato, a população botou o grito pra fora neste domingo em mais de 80 cidades. Não que isso vá mudar o entendimento do Supremo, mas mostra de que lado o povo está. O recado é claro: o Brasil não suporta mais conviver com a corrupção.