Cidadeverde.com

Homem de 31 anos é assassinado a tiros em rua na cidade de Cocal

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Bárbara Rodrigues

Um homem identificado como Fabiano Oliveira Araújo, de 31 anos, foi assassinado a tiros quando andava em uma rua no município de Cocal,a 267 km de Teresina. Familiares relataram para a polícia que ele era usuário de drogas.

A Polícia Militar informou que foi acionada por volta das 3h de segunda-feira (25). Não se sabe como crime ocorreu, pois a vítima já foi encontrada morta na Rua Travessa 1º de Janeiro.

“Segundo a mãe, ele era usuário de drogas, pediu R$ 10 para ela e quando foi por volta das 3h recebeu a notícia que ele estava morto. Não sabemos como ocorreu, mas ele costumava a passar a noite e madrugada andando nas ruas da cidade”, afirmou o sargento Azevedo.

Ele foi atingido com disparos de arma de fogo no rosto e nas costas. O corpo foi retirado do local por uma equipe do Instituto de Medicina Legal (IML) de Parnaíba.

 

Prefeito de Cocal renuncia ao mandato para assumir Coordenadoria Estadual; vice assumirá gestão

 

 

Por Bárbara Rodrigues

O prefeito de Cocal, Raimundo Nonato Cardoso, o Nonatinho do Sindicato (PT), anunciou que está renunciando o comando da gestão municipal para assumir a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Territórios do Piauí. O anúncio feito pelas redes sociais em carta aberta divulgada neste domingo (11).

Na carta, Nonatinho informou que aceitou o convite do governador Rafael Fonteles (PT) para assumir a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Territórios do Piauí, e que agora fica com o comando da cidade o vice-prefeito Douglas Lima.

Ele disse que sai com sensação de dever cumprido. “Considero uma missão como concluída a partir do momento que temos a sensação de dever cumprido, de que as expectativas depositadas foram atingidas, de que resultados foram alcançados e assim me sinto hoje em relação à administração da Prefeitura de Cocal”, afirmou.

 

 

Na carta ele ainda destacou as ações da sua gestão e esclareceu que poderia pleitear a reeleição neste ano, mas que acredita que concluiu sua gestão. 

“Eu repito o que prego como princípio de vida, as missões, uma vez quando cumpridas, independem de prazo forma para seu término, e assim me sinto como prefeito de Cocal”, disse Nonatinho do Sindicato.

O vice-prefeito de Cocal, Douglas Limas, em janeiro de 2023 assumiu a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Territórios do Piauí, que agora será comandada por Nonatinho do Sindicato. A saída do prefeito, assim como a de Douglas da Coordenadoria ainda precisariam ser oficializadas.

A Coordenadoria de Desenvolvimento dos Territórios do Piauí acompanha e coordena ações nos 224 municípios do estado, principalmente focado no desenvolvimento econômico.

 

 

 

 

Marido é preso e confessa assassinato de mulher que teve velório interrompido em Cocal

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Bárbara Rodrigues

Um homem foi preso e confessou ser o responsável pelo assassinato da companheira Marlene Francisca da Silva, de 59 anos, na cidade de Cocal. Na ocasião o velório dela chegou a ser interrompido após a família dela desconfiar que se tratava de um crime. O assassinato teria ocorrido por ciúmes.

O caso ocorreu no dia 15 de novembro de 2023 na zona Rural de Cocal. Marlene Francisca morreu de madrugada, e o companheiro e familiares dele organizaram o velório, mas os familiares da vítima viram lesões no corpo dela e acionaram a polícia, que acabou tendo que interromper o velório e levar o corpo para o Instituto de Medicina Legal (IML). 

“Estava sendo velado o corpo da vítima, quando familiares fizeram denúncias dizendo que ela apresentada manchas rochas no corpo. A equipe da Polícia Civil foi ao local e realmente constataram que ela apresentava hematoma . A casa também tinha manchas de sangue. Em razão disso, o corpo foi encaminhado para o IML”, explicou o delegado Mayson Soares.

Com a investigação, o laudo realizado pelo Instituto de Medicina Legal apontou que a vítima morreu de uma hemorragia causa pela introdução de um objeto perfurante.

Na terça-feira foi então cumprido o mandado de prisão preventiva pelo crime de feminicídio.

“Segundo o laudo necroscópico, a causa da morte foi uma hemorragia na região abdômen, provavelmente, causada por uma introdução de um objeto perfurante perto do ânus da vítima, causando a lesão e o sangramento. Em seu interrogatório, o autor confessou o crime e a motivação foi ciúmes. O preso está à disposição da Justiça”, informou o delegado.

 

O suspeito disse que desconfiou que ela o estava traindo. O médico legista definiu que a causa morte foi uma hemorragia interna.

"Ele inseriu um objeto perfuro cortante na região anal da vítima, o que provocou uma hemorragia interna. Uma ação totalmente perversa", disse o delegado Célio Benício, diretor de Polícia do Interior.

Rubens Vieira busca investimentos para municípios em Brasília

Cumprindo agenda na capital federal, Brasília (DF), o deputado estadual Rubens Vieira (PT), esteve com o Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, onde foi articulada a agilidade para construção da nova Barragem Algodões, no município de Cocal (PI), além da viabilização da construção de mini barragens na região da planície litorânea e investimentos do programa de habitação do Piauí.

O valor empenhado para a construção da nova barragem Algodões é de R$ 207.342.476,72 onde o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI) já lançou edital para execução das obras e serviços de engenharia com modalidade de concorrência do tipo menor preço global com prazo de entrega das propostas e documentações até às 09h do dia 06 de fevereiro, onde permanecerão aptos para participar da licitação, todos os interessados do ramo compatível ao objeto.

O parlamentar cumpriu agenda acompanhado do coordenador de Desenvolvimento dos Territórios, Douglas Lima e ambos permanecem entusiasmados com as várias possibilidades de agregar valor ao Estado com obras que levam desenvolvimento à várias regiões, especialmente, a planície litorânea.

Ascom

Prefeitura de Cocal anuncia série de inaugurações e shows com três grandes atrações

Foto: Divulgação

Nas festividades alusivas aos festejos de São Sebastião, na localidade Campestre, o prefeito Nonatinho do Sindicato, vai comemorar junto ao povo, entregando obras para a comunidade, o anúncio de uma série de inaugurações, a serem realizadas em Campestre, foi divulgado pelo prefeito em suas redes sociais. 

Dentre a série de inaugurações na localidade Campestre, a prefeitura de Cocal, através do prefeito Nonatinho do Sindicato, vai inaugurar no próximo dia 14 de janeiro, mais de 5 mil metros de calçamento, um campo de futebol de areia, um sonho da comunidade, que agora se torna realidade na gestão do trabalho e do progresso! Dentre outras obras. 

“Nos festejos de Campestre, a nossa gestão 'Trabalho e Progresso', preparou uma série de inaugurações, são obras e mais obras que estaremos entregando para a comunidade e junto com os moradores, iremos celebrar os avanços e as conquistas que temos alcançado para Cocal, em especial para Campestre", disse o prefeito. 

Além das inaugurações, a prefeitura de Cocal, com o apoio do Deputado Rubens Vieira, irá realizar um dos maiores show já visto em Campestre, com atrações de renome nacional, como é o caso da cantora Joyce Tayná, que pela primeira vez estará fazendo um show na região. Além de Joyce Tayná, ainda está confirmado para fazer a festa, o artista Isac do Acordeon e os emboladores do Brasil, Jota, Jotinha e Jotão.

 

Da Redação

Criança de Cocal recebe dose do medicamento mais caro do mundo no Hospital Infantil

Fotos: Ascom/Sesapi

Da Redação

Uma menina de 1 ano, do município de Cocal da Estação, recebeu uma aplicação de Zolgensma no Hospital Infantil Lucídio Portella (Hilp). O medicamento, considerado o mais caro do mundo, é indicado para pacientes em tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME). Além dela, um menino de Manaus, no Amazonas, veio ao Piauí de UTI aérea para receber a dose, já que o hospital é um dos poucos habilitados para aplicar o medicamento.

Maria Victoria, de 1 ano, do município de Cocal da Estação, recebeu a medicação no sábado (25). Já Kaique Ruan Martins Vieira, de 1 ano e 11 meses, de Manaus, foi medicado no domingo (26).

Maria Vitória foi diagnosticada com AME com 4 meses de vida. Já o diagnóstico do Kaique Ruan ocorreu aos dois meses de vida.

"Estamos extremamente felizes por poder proporcionar a essas crianças uma melhor qualidade de vida com o tratamento. A possibilidade de realizar esse tratamento no Hospital Infantil Lucídio Portella veio graças a uma habilitação diante da empresa fornecedora da medicação, sendo o Hilp, primeiro hospital 100% SUS a realizar esse tratamento” disse o diretor geral do Hilp, Ribamar Bandeira.

 

A medicação 

O Zolgensma, fabricado pela Novartis, é uma terapia genética inovadora destinada ao tratamento da AME. Esta condição rara afeta as células nervosas responsáveis pelo controle dos músculos essenciais para funções básicas, como engolir e respirar. O medicamento, que tem sido considerado um divisor de águas na medicina, visa corrigir as deficiências genéticas subjacentes à AME.

Para crianças diagnosticadas com doenças genéticas raras, a jornada muitas vezes é marcada por desafios emocionais e financeiros. As famílias das crianças beneficiadas expressaram sua gratidão e alívio diante da oportunidade de acesso ao tratamento revolucionário. 

"Hoje vamos agradecer a Deus por tudo, pois deu tudo certo para que esse dia fosse possível. Muito obrigada a todos do Hospital Infantil que nos ajudaram a realizar este sonho da medicação e desejamos que outras crianças também tenham essa oportunidade de ter uma vida normal", disse Cleriane Neves Rodrigues, mãe da Maria Victoria.

A família do Kaique também comemora. “Meu filho agora tem duas datas de nascimento. Estou muito feliz e sempre palavras para agradecer a todos. E graças a Deus deu tudo certo, ele está reagindo bem e agora só melhoras na vida dele”, destacou Cibelle Martins Alfaia, mãe do bebê. 

A primeira aplicação realizada pelo Hilp aconteceu em julho. A paciente foi a pequena Heloísa Barbosa Mendes, de um  ano e quatro meses de vida.

Prefeito de Cocal recebe prêmio por gestão exemplar pela 2ª vez consecutiva

 

 

Cocal tem motivos de sobra para se orgulhar da administração do prefeito Nonatinho do Sindicato, que se destacou em diversas áreas no município localizado no Norte do Estado do Piauí.

Pelo segundo ano consecutivo, o gestor municipal foi eleito através de votação online e agraciado com o Prêmio Prefeito Referência por suas ações, desta vez com destaque na pasta da cultura.

A solenidade de premiação foi realizada nesta sexta-feira (17), no Auditório do Gran Arrey Hotel, em Teresina, e contou com a presença de várias autoridades e prefeitos que, assim como Nonatinho do Sindicato, conquistaram o prêmio de prefeito referência pela excelência na gestão em seus respectivos municípios.

O prêmio é concedido pelo site Manchete Piauí desde o ano de 2021 e, em 2023, consolidou-se como uma das premiações políticas mais importantes do Estado, com um total de 729.344 votos provenientes de todas as cidades piauienses.

No ano passado, Nonatinho do Sindicato obteve uma expressiva quantidade de votos, alcançando a preferência popular em relação às ações na área da educação. Este ano não foi diferente; Nonatinho foi eleito novamente como referência para o Piauí.

“Gratidão! É a palavra. Estou muito feliz e muito honrado em receber esse prêmio, o qual mostra que Cocal reconhece nosso trabalho nas mais diversas áreas da administração pública, e na área da cultura não é diferente! Nosso compromisso é com o desenvolvimento de Cocal, e esse reconhecimento nos motiva a continuar o trabalho que está sendo feito com muita excelência por toda a equipe", disse o gestor.

Dos 224 prefeitos que estavam concorrendo ao prêmio, somente 86 municípios, o que corresponde a cerca de 38% das cidades do Piauí, assim como Cocal, tiveram seus prefeitos eleitos como referências em 2023. Essa grande conquista evidencia o compromisso das gestões em trabalhar em prol do melhor para a população.

A administração “Trabalho e Progresso”, liderada pelo prefeito Nonatinho do Sindicato, tem se destacado em diversas áreas além da cultura. Ações voltadas para a educação, infraestrutura, assistência social e saúde têm sido implementadas com sucesso, resultando em uma transformação significativa no município, o que mostra que Cocal está no caminho certo.

 

Da Redação 

Companheiro de mulher que teve velório interrompido pela polícia presta depoimento

Foto: Arquivo Cidadeverde.com


Corpo de Marlene Francisca da Silva foi levado ao Instituto de Medicina Legal da Polícia Civil em Parnaíba

Por Roberto Araujo

O companheiro de Marlene Francisca da Silva, de 59 anos, que teve o velório interrompido após os filhos perceberem supostas marcas de agressão no corpo da mãe, prestou depoimento na tarde desta quinta-feira (16) na Delegacia de Cocal. A Polícia Civil informou que ele se apresentou espontaneamente na delegacia, mas não deu detalhes do que ele relatou à investigação.

De acordo com o delegado Herbster Santos, que está conduzindo a investigação, ainda é cedo para dizer o que causou a morte de Marlene. "Não sabemos se foi morte natural ou morte por intervenção. Não temos o laudo ainda, no momento tudo é prematuro", disse ao Cidadeverde.com

A mulher morreu nesta quarta-feira (15) e, durante o velório, filhos procuraram a polícia ao perceber marcas de agressão no corpo da mãe. O Instituto de Medicina Legal (IML) retirou o corpo da casa onde ela morava com o companheiro para produzir o laudo cadavérico e apontar se de fato houve agressão e se isso provocou a morte.

Segundo informações, o companheiro da mulher havia dito, em um primeiro momento, que ela morreu de causas naturais. Para a polícia, apenas o laudo cadavérico poderá apontar o que de fato aconteceu. Sobre o prazo de quando o laudo deverá sair, o delegado Herbert acredita que não deverá demorar. "Acredito que sairá bem breve por causa da urgência que o caso requer", explicou.

Leia mais: Polícia interrompe velório de mulher após família verificar sinais de agressão no corpo da vítima

Polícia interrompe velório de mulher após família verificar sinais de agressão no corpo da vítima

Por Roberto Araujo

O velório de uma mulher de 59 anos, identificada como Marlene Francisca da Silva, foi interrompido na zona rural de Cocal nesta quarta-feira (15) após familiares perceberem sinais de violência no corpo da vítima e acionar os agentes.

Segundo o delegado de Polícia Civil de Cocal, Mayson Soares, um agente de polícia foi até o local do velório após receber a informação de que estava sendo velada uma mulher com sinais de agressão. 

"O agente de polícia recebeu uma informação que estava sendo velado um corpo de uma mulher na cidade de Cocal e ela apresentava sinais de agressão. Inicialmente, informações preliminares, não havia atestado de óbito dela. Alguns familiares acharam estranho as lesões na vítima", disse ao Cidadeverde.com

De acordo com o delegado, a Polícia Civil acionou o Instituto Médico Legal (IML), que levou o corpo para produção do laudo cadavérico para verificar a causa da morte.

Cocal de Fé traz Padre Fábio de Melo em evento gratuito

Foto:Instagram

Promovido pela   Coordenadoria de Desenvolvimento dos Territórios, Governo do Estado e Prefeitura de Cocal, o evento “Cocal de Fé” traz para o Piauí o Padre Fábio de Melo, que se apresentará na praça de eventos de Cocal, dia 14 de novembro.

“O show em Cocal será às 20 horas e aberto à todos. Sabemos da importância de se fortalecer a fé para buscar equilíbrio e força para a vida e o Padre Fábio de Melo é considerado hoje o maior nome da música católica, além de ser um excelente comunicador com muito conhecimento a ser compartilhado através da palavra”, disse Rubens Vieira.


 
O evento conta com o apoio da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e promete ser inesquecível.

Ascom

Posts anteriores