Cidadeverde.com

Todos têm a aprender com o Consórcio do Nordeste

Foto: Divulgação/CCom

Governadores do Nordeste se reúnem em Teresina

 

Anfitrião da reunião do Consórcio Nordeste, realizada ontem em Teresina, o governador Wellington Dias procurou conduzir o evento na direção administrativa, evitando polêmicas na área política, especialmente com o presidente Jair Bolsonaro.

Nesse sentido, ele enfatizou a preparação do edital do sistema de compra conjunta na área da saúde por parte dos Estados nordestinos.

Talvez seja uma boa opção para baratear e organizar as compras de remédios, por exemplo. Mas outra também simples e eficaz, nessa área, seria a do pagamento dos laboratórios que fornecem os medicamentos, estendendo a medida para outros setores. O governo tem o hábito de comprar e não pagar os fornecedores.

Os governadores anunciam como meta do Consórcio ação integrada na área da segurança pública. No tempo de Lampião já era assim. Os Estados nordestinos formavam volantes para enfrentar os cangaceiros.

Investimentos

O governador destacou também a rodada de negociações para atrair investimentos para o Nordeste, tanto do próprio Brasil quanto externos.

Wellington defendeu, por fim, uma integração da região com o Governo Bolsonaro, através da Sudene.

Para ele, é fundamental o estreitamento das relações com o governo federal, os municípios e o setor privado.

Os governadores nordestinos não estão sós quando apostam em seu consórcio como instrumento de desenvolvimento da região.

Os governadores das demais regiões do país tomaram o mesmo caminho e também se organizaram nos Consórcios do Sul e Sudeste, da Amazônia Legal e do Brasil Central.

Se há problemas comuns aos Estados de cada região, supõe-se que a busca de soluções através de uma agenda conjunta é mais racional do que a luta isolada de cada estado. As ações em bloco ganham mais força.

Como a experiência é nova na política brasileira, tanto os governadores quanto o governo federal ainda têm o que aprender com ela.

 

 

Bolsonaro, o brigão

Presente ontem ao Fórum de Governadores do Nordeste, em Teresina, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), não perdeu a oportunidade de dar um estocada no presidente Bolsonaro, que o chamou de “paraíba”.

Ele acusou o presidente de tem uma postura de conflito.

Flávio Dino vive sonhando acordado em ser candidato a presidente em 2022 representando as forças de esquerda.

Negócios externos

O Consórcio Nordeste se prepara para uma agenda internacional no mês de novembro, quando deve manter encontros institucionais e empresariais em quatro países da Europa (Alemanha, França, Itália e Espanha).

A ideia é apresentar uma região composta por 55 milhões de consumidores, que guarda grandes oportunidades de negócios.

Os investimentos

Para tanto, será elaborado um projeto com interesses coletivos e individuais de cada estado, a fim de buscar investimentos em áreas como conectividade, saúde, educação, saneamento, infraestrutura, turismo e meio-ambiente.

A reunião do Consórcio

Dois governadores do Nordeste mandaram seus vices para a reunião de ontem em Teresina: Alagoas e Pernambuco.

Também participaram da abertura dos trabalhos, como convidados, o prefeito Firmino Filho; o presidente da Assembléia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho;  o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, e o presidente da APPM, Jonas Moura.

 André Oliveira/Política Real

Homenagem a Parnaíba - A Câmara dos Deputados realizou ontem sessão solene em homenagem a Parnaíba, pelo 175º aniversário da cidade. O requerimento que solicitou a homenagem foi de autoria do deputado federal Flávio Nogueira (PDT-PI), que presidiu a sessão, à qual compareceram os senadores Ciro Nogueira, Elmano Férrer e Marcelo Castro e deputados federais e ex-parlamentares.  O prefeito Mão Santa discursou agradecendo a homenagem.

 

 

* O ex-deputado Dr. Pessoa confirmou ontem que o ex-deputado Robert Rios será seu companheiro de chapa na eleição para prefeito de Teresina.

* Dr. Pessoa se filia hoje ao MDB, a convite do presidente municipal do partido, deputado Themístocles Filho.

* A presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, deputada Teresa Brito (PV), inspeciona neste fim de semana os hospitais de Simplício Mendes e São Raimundo Nonato.

* O prefeito Mão Santa convidou o ex-deputado Hugo Napoleão para a sessão da Câmara Federal em homenagem a Parnaíba, realizada ontem. Foi atendido.

* Você não vai acreditar: a estrada ligando Piracuruca a Barra Grande, recém-construída e ainda praticamente sem uso, já está sendo recuperada.

 

 

O maior sequestro do mundo

Corre nas redes sociais: “O sequestro do ônibus no Rio já é o maior do mundo: 14.745 trabalhadores ligaram para as empresas para falar que estavam no ônibus. Cerca de 1.520 trabalhadores afirmam que estão no ônibus até agora.”