Cidadeverde.com

MDB larga na frente

Foto: Divulgação

MDB recebe Dr. Pessoa como pré-candidato a prefeito de Teresina

 

O MDB largou na frente na corrida pela Prefeitura de Teresina, nas eleições do próximo ano. A filiação do ex-deputado estadual Dr. Pessoa ao partido, ontem, ocorreu já em clima de pré-campanha eleitoral.

O ex-parlamentar chegou à sigla com um discurso de união e já anunciando o ex-deputado Robert Rios – hoje no DEM, mas a caminho do PSB do ex-governador Wilson Martins – como seu companheiro de chapa, concorrendo ao cargo de vice-prefeito da capital.

Dr. Pessoa informou que vai procurar o vereador Luiz Lobão, que deseja ser candidato a prefeito pelo MDB e ameaça até disputar a indicação na convenção. Outro que está na relação do ex-deputado para uma conversa de pé de ouvido é o vice-prefeito Luís Júnior.

Pesquisas

O presidente municipal do MDB, deputado Themístocles Filho, avaliou que a filiação do Dr. Pessoa fortalece a sigla. O deputado está animado também com as pesquisas internas sobre a eleição municipal de Teresina.

Conforme Themístocles, o Dr. Pessoa lidera todas elas, o que não chega a ser uma surpresa, pois o ex-parlamentar vem de duas eleições majoritárias – uma para prefeito de Teresina, em 2016, pelo PSD, e a outra ao Governo do Estado, em 2018, pelo Solidariedade. Em ambas ficou em segundo lugar, com expressiva votação.

Então, além desse recall, ainda o fato de que, por enquanto, o pré-candidato do MDB está batendo bola sozinho. Os demais partidos ainda não apresentaram candidatos à sucessão do prefeito Firmino Filho.

De todo modo, o MDB, através de uma costura política do deputado Themístocles Filho, é o primeiro a jogar as cartas na mesa para as eleições de 2020 na capital.

 

 

Infraestrutura

O governador Wellington Dias acertou com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) uma parceria para elaboração de projetos de infraestrutura para contemplar a capital e o interior do Piauí.

Representantes do banco enviados para o Fórum Abdib (Associação Brasileira da Indústria de Base) apresentaram o portfolio contendo áreas de interesse da instituição e definiu-se mobilidade urbana e infraestrutura aeroportuária como pontos viáveis de interesse comum.

VLT e aeroportos

“A prioridade é para o projeto do VLT (Veículo Leve sobre Trilho) integrado ao sistema de transporte urbano de Teresina e também o projeto de dois aeroportos: Parnaíba e São Raimundo Nonato”, destacou o governador.

Equipes do governo e técnicos do BNDES especializados nas respectivas áreas vão desenvolver em conjunto os estudos, entre eles o de viabilidade econômica do VLT e dos aeroportos.

Obras em andamento

O senador Elmano Férrer (Podemos) ocupou a tribuna para defender a construção de obras de infraestrutura no Piauí, justificando que elas são essenciais para o desenvolvimento do Estado.

Ele destacou que já está em plena execução o primeiro viaduto das obras do Contorno Rodoviário de Teresina, pela BR-343, no Mercado do Peixe, na zona Sudeste.

Duplicação

“E temos o compromisso do Governo Federal para a realização dos demais viadutos e das obras duplicação da BR-316, de Teresina a Demerval Lobão”, afirmou Elmano.

O senador agradeceu o empenho do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para a execução dessas obras.

BB fica

A bancada federal do Piauí se reuniu em Brasília com a direção do Banco do Brasil, que decidiu manter a superintendência no Estado. A informação é do deputado federal Júlio César (PSD). 

Também ficou acertado que as agências fechadas após serem assaltadas serão reabertas brevemente.

Participaram da reunião o senador Marcelo Castro e os deputados Júlio César, Assis Carvalho, Margarete Coelho, Iracema Portella, Flávio Nogueira e Átila Lira.

Foto: Divulgação

Lançamento - O desportista Celso Carvalho lança amanhã, às 10h, na Academia Piauiense de Letras, o seu livro “40 anos do Ginásio Verdão”. Ele recebeu este mês o título de Cidadão Teresinense, através de projeto do vereador Inácio Carvalho (Progressistas), em co-autoria com os vereadores Cida Santiago (PSD) e Jeová Alencar (PSDB). Celso Carvalho é também educador físico e geógrafo e foi diretor do Ginásio Verdão por 20 anos.

 

 

* Começa hoje à noite, no Teatro de Arena, o 44º Festival de Violeiros do Norte e Nordeste, o maior do gênero no Brasil.

* O ex-senador Hugo Napoleão participou ontem, em Brasília, de almoço em homenagem a Gilberto Amaral, pelos seus 60 anos de jornalismo.

* Estiveram presentes, entre outros, o ex-presidente Sarney, o professor Heitor Gurgulino (ex-presidente do CNPq e da Universidade de Tóquio), ministro Carlos Mathias (ex-STJ) e embaixador Marcelo Jardim.

* Entre os colegas que homenagearam o jornalista, um dos mais prestigiados de Brasília, estavam Pedro Rogério e Silvestre Gorgulho.

 

 

Recado dos astros

Do prefeito de Parnaíba, Mão Santa, ao justificar sua candidatura em 2016 e a disposição de concorrer à reeleição:

- Eu entrei nisso porque meu horóscopo não bate com o do PT.