Cidadeverde.com

Uma operação Band-aid

A Polícia Federal deflagrou ontem a Operação Peloponeso (nome referente a região montanhosa), para investigar desvio de recursos na área da saúde no município de Picos (a 304 km de Teresina).

Onze mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Teresina, Picos e Brasília. O esquema investigado é acusado de desviar de mais de R$ 17,6 milhões, entre fevereiro de 2016 e março de 2019.

Segundo a PF, a investigação descobriu fraudes no credenciamento de Centros Especializados de Reabilitação junto ao SUS, com a finalidade de repassar recursos federais sem a contraprestação de serviços.

As investigações, iniciadas em 2017, apontam para o envolvimento de empresários e servidores públicos. Veículos e valores em contas e ativos financeiros foram bloqueados. 

A ação contou com a participação de 60 Policiais Federais dos estados do Piauí, Maranhão, Ceará e Distrito Federal, bem como com auditores do Tribunal de Contas da União - TCU e do Departamento Nacional de Auditoria do SUS - DENASUS.

O esquema criminoso

Conforme ainda a PF, os recursos oriundos do Ministério da Saúde e que foram desviados deveriam ser aplicados no tratamento de pessoas com deficiências física, auditiva, visual ou mental.

Entre os alvos da operação estão secretários municipais de Saúde da microrregião de Picos, pessoas ligadas à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e empresários donos de duas clínicas de reabilitação em Picos. 

O dinheiro desviado por apenas uma das clínicas seria o suficiente para custear o tratamento de 400 mil pacientes, conforme cálculos do TCU.

Mais da metade desse valor, após ser depositado pelo Fundo Municipal de Saúde nas contas bancárias dessas clínicas, era sacada em espécie e distribuída para integrantes da organização criminosa, informou a PF. 

O esquema foi montado com tal esperteza que, para direcionar o atendimento para as duas clínicas, foi desativado o serviço de reabilitação no Hospital Regional Justino Luz.

Apesar de essa investigação ter sido iniciada em 2017 e da coleta de todos esses dados, a Polícia Federal não prendeu ninguém na operação.

Band-Aid seria um nome mais apropriado para ela.

 

Foto: Divulgação

O presidente Bolsonaro com Elmano e Caiado, em Goiás

Força aérea

O senador Elmano Férrer (Podemos-PI) participou da cerimônia de entrega da mais nova aeronave militar, o KC-390, o maior avião fabricado no país em parceria com a Empresa Brasileira de Aeronáutica SA (Embraer).

A entrega aconteceu na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, e contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro, e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

Reforma tributária

Em atendimento a requerimento do deputado Henrique Pires (MDB), será realizada hoje, a partir das 9h, audiência pública para discutir a PEC45 (Proposta da Reforma Tributária).

O debate ocorrerá no plenário da Assembleia, com a presença confirmada dos deputados federais Baleia Rossi (MDB-SP), autor da proposta, Hildo Rocha (MDB-MA), presidente da Comissão Especial que analisa a PEC, e Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que é o relator do projeto.

Carta de Palmas

Depois de ser lançado em Palmas, em julho deste ano, o documento "Carta de Palmas" será apresentado no Piauí no próximo dia 16 de setembro.

No documento, que faz parte do projeto de desenvolvimento da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), estão postas as diretrizes para a promoção sustentável da soja brasileira.

Matopiba

A Aprosoja Piauí traz o documento para o Estado com o objetivo de sensibilizar e mostrar, tanto à sociedade como aos representantes do poder público, que os produtores rurais estão também na linha de frente em defesa do agronegócio sustentável.

A carta cita dados da Embrapa Territorial de que 30% da área do Matopiba destinam-se à preservação da vegetação nativa dentro das propriedades rurais e que cerca de 10% da área são protegidos por lei por meio de Unidades de Conservação e terras indígenas.

Donos do mar

Do ex-deputado Robert Rios: "É triste ver na linda Praia de Barra Grande os gananciosos cercarem o mar, impedido que os cidadãos tenham acesso à praia e, para piorar, o Serviço de Patrimônio da União que a tudo assiste sem qualquer reação. Os donos do mar, de forma acintosa, invadem tudo abraçados aos seus cúmplices. Vou impetrar um habeas mar para libertar o mar da ganância".

Foto: Divulgação/Alepi

Sessão para a Uespi - A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) foi homenageada ontem na Assembleia Legislativa pelos seus 33 anos. A homenagem foi proposta pela deputada estadual Flora Izabel, que destacou a história de lutas, desafios e conquistas da Uespi, nos pilares do ensino, pesquisa e a extensão. Os reitores Nouga Cardoso (Uespi) e Arimateia Dantas Lopes (UFPI) participaram da sessão

 

 

* O Ministério Público do Piauí expediu recomendação para a realização de concurso público na Câmara Municipal de Teresina.

* De acordo com apuração feita pelo MP, 79% de todos os cargos existentes na Câmara são ocupados por servidores comissionados.

* O último concurso da Casa foi realizado na gestão do vereador Coronel Edvaldo Marques, que não se reelegeu.

* Os seis deputados que estavam licenciados da Assembleia para assumirem secretarias entregaram ontem os ofícios comunicando seu retorno à Casa.

 

 

 

Plantando interrogação

Sempre espirituoso, o deputado João Mádison (MDB) deixou muita gente confusa na audiência sobre o abastecimento d'água no interior do Estado, que aconteceu ontem na Assembleia Legislativa. Ao saudar o deputado Georgiano (PSD), o emedebista esqueceu a candidatura própria do parido à Prefeitura de Teresina e soltou:

- Quero aqui registrar a presença do meu prefeito Georgiano.