Cidadeverde.com

O Piauí pede empréstimo para recuperar estradas feitas com empréstimos

Dos quatro pedidos de autorização de novos empréstimos que o Governo do Piauí encaminhou à Assembleia Legislativa, na semana passada, um será para a recuperação de estradas.

No total, o governo quer mais R$ 3 bilhões de financiamentos. Desse valor, R$ 1 bilhão e meio será destinado à recuperação de aproximadamente 4 mil quilômetros de rodovias estaduais.

A informação é do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Francisco Limma (PT).

O líder do governo afirmou também que o Piauí é um dos quatro Estados do Brasil com maior capacidade de endividamento, o que o credencia a contrair novas operações de créditos.

Buraco sem fundo

Muito bem! O que espanta é que metade dos recursos desses novos financiamentos seja destinada justamente à recuperação de estradas que foram feitas há muito pouco tempo.

E através de financiamentos que certamente o Estado ainda não terminou de pagar, pois um dos empréstimos é para fazer o alongamento da dívida estadual.

Ou seja, é para pagar em 30 anos o que o Piauí deveria pagar em cinco, dez ou 15. Esta é uma operação razoável e aceitável, especialmente em tempos de crise.

O que assusta – ou pelo menos chega a ser curioso – é o Piauí estar fazendo novos empréstimos já para refazer as estradas feitas com empréstimos que ainda nem pagou.

Assim, pode é inventar dinheiro para encher esse buraco!

(Com informações do Congresso em foco.com)

  

 

Enquadrada

A mídia especula que o senador Elmano Férrer (Podemos) será chamado na grande, em Brasília, esta semana, por ter assinado a CPI da Lava Toga, para investigar o Poder Judiciário.

O jamegão do senador viabilizou a criação da CPI, que estava a ponto de ser engavetada pela falta de uma assinatura.

Enquadrada

As mesmas fontes dão conta que o senador Flávio Bolsonaro está trabalhando dia e noite contra a tal CPI, por entender que ela será prejudicial a ele, particularmente, e ao governo de seu pai.

O líder do PSL no Senado, major Olímpio, por sua vez, apoia a instalação da Comissão.

Trancamento

Não é preciso, porém, tanto estresse. O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, declarou à Folha de S. Paulo, no final de semana, que a CPI da Lava Toga “é flagrantemente inconstitucional”.

E foi mais longe:

- Se essa CPI fosse instalada, produziria nenhum resultado. Certamente, o próprio Supremo mandaria trancá-la.

Foto: Roberta Aline

Governador Wellington Dias na missa em Santa Cruz dos Milagres

Santa Cruz

O governador Wellington Dias visitou, sábado, obras de pavimentação poliédrica realizadas no município de Santa Cruz dos Milagres pelo Governo do Piauí, através da Secretaria das Cidades, em parceria com a prefeitura municipal.

Ele também participou da missa na Festa de Exaltação da Santa Cruz, no Santuário Santa Cruz dos Milagres.

"Ouvir Teresina"

O PTB do Piauí realizou no final de semana a primeira edição do projeto Ouvir Teresina, na Zona Sudeste da capital. O senador Elmano Férrer (Podemos) participou do evento e cumprimentou o presidente regional do PTB pela iniciativa. 

“Tivemos a oportunidade de ouvir as demandas da região por meio das lideranças presentes. Administrar é cuidar de gente e quem sabe das necessidades de uma vila ou um bairro, é quem lá mora”, disse o senador.

 

 

* Morreu no sábado o empresário Chico Luís, do Armazéns Confiança e pai do ex-presidente do River, Aroldo Francisco.

* Também perdeu o pai no final de semana o jornalista Cláudio Barros. Seu Luís partiu aos 96 anos de idade.

* Depois de lançado como pré-candidato a prefeito de Teresina, pelo MDB, o Dr. Pessoa sumiu do mapa. Ou melhor, da mídia.

 

 

Não é preciso explicar

Do humorista Fraga:

- Se tiver que prestar esclarecimentos, preste um que não preste.