Cidadeverde.com

Governo retira urgência do projeto de reforma da regularização fundiária

Foto: Jorge Bastos/CCom

Gicernador discute projeto com produtores rurais e auxiliares

 

O projeto de reforma da regularização fundiária entregue na semana passada, na Assembleia Legislativa, pela vice-governadora Regina Sousa não vai mais tramitar com pedido de urgência.

Pelo menos foi este o acordo feito na sexta-feira entre o governador Wellington Dias e a Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja).

A entidade já havia manifestado a preocupação de que a proposta fosse discutida em regime de urgência e, com isso, o setor produtivo da região do Cerrado não fosse ouvido.

Durante a reunião de sexta-feira, o governador deu aos produtores a garantia de que não fará pedido de urgência na tramitação do projeto, a fim de permitir ao Legislativo que dialogue com a sociedade sobre a matéria.

Vícios sanáveis

A Aprosoja busca uma lei que valorize o produtor, garantindo o domínio de área de quem produz, conforme explicou o presidente da Associação, Alzir Neto.

De acordo com o presidente da Aprosoja, com esta lei será possível o reconhecimento de alguns documentos que possuem vícios sanáveis. “E isso é um grande avanço no compromisso de expurgar o especulador e valorizar quem de boa-fé adquiriu a terra, quem está produzindo, gerando riqueza, independentemente de ser ele pequeno, médio ou grande”, observa.

A decisão tomada pelo governador é, é de fato, muito sensata. Não faz sentido aprovar a toque de caixa, sem discussão, um projeto que cuida de um assunto tão delicado, como este da questão fundiária.

Que desse debate possa sair uma lei justa e de interesse do Piauí.

  

 

Temporal

O temporal de sexta-feira, entre o final da tarde e o começo da noite, causou grandes estragos em Teresina, com ventos que sopraram a mais de 80 km por hora.

A Cepisa Equatorial contou 339 transformadores de sua rede avariados.

Durante e após o temporal, foram mais de 1.300 ligações para o plantão da empresa.

Desse total, 123 relacionadas a problemas causados pela queda de árvores sobre a rede elétrica.

Estrada da Soja 

Na audiência do governador Wellington Dias aos produtores de soja, na sexta-feira, além da questão de regularização das áreas, foram discutidos outros temas relacionados à infraestrutura de produção.

Neste sentido, está sendo encaminhada parceria com o governo para a a obra da rodovia PI-392, a “Estrada da Soja”.

Sob nova direção

Ademar Jr. é o novo Diretor de Habilitação do Departamento de Trânsito do Piauí – Detran. Antes, ele ocupava o cargo de Diretor Administrativo da UPA do Satélite. Ele substitui Sandro Alves, que ocupava o cargo desde 2017.

Ademar Jr é especialista em Direito Tributário e em Direito Criminal. Ao cargo, compete o gerenciamento operacional de habilitação, com núcleo de monitoramento e-CNH, credenciamento e fiscalização para habilitação, fiscalização de candidatos e condutores, dentre outras atribuições.

Foto: Clarice Castro/Ministério da Cidadania.

Ministro Osmar Terra recebe parlamentares piauienses

Pelos ministérios

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho, aproveitou a viagem a Brasília, para participar da convenção nacional do MDB, e saiu batendo ponto nos ministérios. Com o ministro Osmar Terra, do Ministério da Cidadania, por exemplo, ele tratou da liberação de recursos para Esperantina e Valença, na companhia do deputado federal Marcos Aurélio Sampaio, além dos deputados Henrique Pires e Zé Santana.

 

 

* O Governo do Estado entregou ontem a nova sede da Farmácia Popular, que distribui 215 tipos de remédios para a população.

* Que não falte medicamento na farmácia, especialmente para os pacientes crônicos, o que tem sido muito comum ultimamente.

* O governador Wellington Dias volta hoje a Brasília, para empurrar com as duas mãos os projetos de seguritização da dívida e da cessão onerosa.

* Todos os governadores estão empenhados na aprovação desses projetos, que reforçarão os caixas dos estados e dos municípios.

 

 

Festa de arromba

O MDB de Teresina adiou o ato de filiação da empresária da noite Beth Cuscuz ao partido. Agora, ela só assinará ficha de filiação ao partido em dezembro. Ao tomar conhecimento do adiamento, Seu Malaquias observou, um tanto solene:

- Por certo, a filiação haverá de ser um ato com pompa e gala.