Cidadeverde.com

O Piauí avança na educação

Foto: Divulgação/APPM

A premiação de gestores escolares no Cine Teatro da Assembleia

 

Na semana das comemorações do Dia do Piauí, uma boa notícia: 25 municípios piauienses receberam, ontem, o Prêmio Gestor Educador, promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI). Outros 18 municípios receberam menções honrosas.

A cerimônia de premiação foi realizada no Cine Teatro da Assembleia. A presidente da Undime-Piauí, professora Cleidimar Tavares, secretária de Educação de Água Branca, informou que o prêmio é um reconhecimento ao desempenho dos gestores municipais de educação do Piauí que se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Ela acrescentou ainda que com a premiação a Undime pretende também motivar ainda mais os municípios piauienses na oferta de uma educação pública de qualidade.

O evento foi prestigiado por várias autoridades, em sua maioria prefeitos, entre eles o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Jonas Moura.

Ele observou que o “Prêmio Gestor Educador é um reconhecimento importante para os gestores públicos municipais, que, mesmo com as dificuldades enfrentadas, estão fazendo um trabalho excepcional para melhorar a educação nos nossos municípios”.

Foto: Divulgação/Aelpi

Os municípios premiados:

(Prêmio Gestor Educador)

Teresina – Floriano - Campo Maior - Castelo do Piauí – Oeiras - Bom Jesus - Água Branca - São Miguel do Tapuio – Piracuruca – Inhuma – Altos - Demerval Lobão – Domingos Mourão – Pajeú - Buriti dos Montes - Sebastião Leal – Tanque – Beneditinos - Lagoinha do Piauí - Santo Inácio do Piauí - Caldeirão Grande - Cocal dos Alves - Vila Nova do Piauí - Landri Sales - Baixa Grande do Ribeiro

(Menção Honrosa)

Avelino Lopes - Coronel José Dias - Cristino Castro - Francisco Aires - São Francisco de Assis - Assunção do Piauí - Boqueirão do Piauí - Nossa Senhora de Nazaré - São Félix do Piauí - Bom Princípio - Patos dos Piauí - Monte Alegre - Padre Marcos - João Costa – Caracol – Gilbués - Bonfim do Piauí - São João da Serra.

Os avanços

O secretário de Educação, Ellen Gera, se pronunciou sobre os avanços do Piauí na educação e o que o ainda precisa ser melhorado. Segundo o secretário, hoje o Piauí está na 16ª posição do IDEB nacional e “continua avançando”.

Ainda segundo Ellene Gera, o que precisa ser melhorado são os números do analfabetismo no Estado. “A taxa de analfabetismo no Piauí é de 16%, mas estamos trabalhando para reduzir esse índice”, garantiu.

O Prêmio Gestor Educador é promovido por meio de parceria entre a Undime-PI, a Associação Piauiense de Municípios, a Assembleia Legislativa do Piauí e o Tribunal de Contas do Estado.

(Com informações da Undime-PI, APPM e Alepi)

  

 

Arquivamento

O deputado Henrique Pires (MDB) ocupou ontem a tribuna da Assembleia Legislativa para comentar o arquivamento do processo contra o ex-presidente Michel Temer, acusado de obstrução da Justiça.

O deputado observou que o ato do ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao fazer a denúncia contra Temer com base em uma gravação de uma conversa feita clandestinamente pelo empresário Joesley Batista, não tinha nada que incriminasse o ex-presidente.

Loucura

“Um procurador que faz uma armação dessas e depois vai ao Supremo Tribunal Federal com uma arma de fogo para matar um ministro é desequilibrado. Ou então se faz de desequilibrado para cometer atos de bandido”, criticou o deputado.

Henrique Pires disse que a atitude de Rodrigo Janot foi de completa irresponsabilidade porque fez aumentar o desemprego, o capital estrangeiro fugiu do País e os investidores locais não quiseram arriscar.

Poluição

O senador Elmano Férrer (Podemos) participou da reunião de líderes e representantes de Estados com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para garantir a concessão do seguro-defeso para os pescadores nordestinos, que estão com suas atividades prejudicadas devido a presença de manchas de óleo no litoral.

O governo vai antecipar o pagamento do seguro para as colônias de pesquisadores de áreas atingidas.

"Infelizmente esse problema afeta o turismo e a economia da nossa região Nordeste, além da saúde da nossa população. Não podemos admitir esse prejuízo ao nosso Nordeste", afirmou Elmano Férrer.

Inspeção

Hoje cedo, o senador Elmano Férrer, acompanhado do prefeito Firmino Filho, visitará obras do viaduto da BR-343, próximo ao Mercado do Peixe. A obra do viaduto segue em ritmo acelerado e deve ser entregue até o início de 2020, melhorando o tráfego na região.

Foto: Cidadeverde.com

Poda fora de época – Quanto mais rezo, mais assombração me aparece. Em pleno B-R-O-Bró, o período mais quente do ano em Teresina, meteram o machado, a foice e a motosserra nas frondosas árvores do pátio do edifício do Curso de Moda Design da Universidade Federal do Piauí. Não sobrou uma para contar a história!

 

 

* A Academia de Ciências do Piauí, presidida pelo professor Jônathas Nunes, inaugura amanhã, às 10h, a sua sede.

* A instituição vai funcionar no antigo auditório Herbert Parentes Fortes, recuperado e adaptado para abrigá-la.

* O presidente Bolsonaro está fazendo tudo para não tirar o mandato fora. Tudo indica que ele vai conseguir. Mais breve do que espera.

* Se ele imagina que a histeria dos xiitas de direita nas redes sociais lhe dará sustentação política está muito enganado com a cor da chita.

 

 

O retorno

A Câmara Municipal de Teresina esteve agitada ontem, com a volta de colegas que a vereadora Graça Amorim, líder do prefeito, dava como desaparecidos. Anteontem, ela disse que os vereadores já não acertavam mais nem o endereço da Câmara. Seu Malaquias acompanhou o episódio e comentou:

- Os vereadores gazeteiros acertaram o caminho de volta e acertaram também a vereadora que criticou o sumiço deles.