Cidadeverde.com

PT alerta que Ciro avança o sinal para 2022

Foto: Reprodução/Face Ciro Nogueira

Progresistas anunciam arrancada para as eleições de 2022 com ato de filiações

 

O Progressistas já definiu a sua estratégia para as próximas eleições no Piauí.

O presidente regional da sigla, senador Ciro Nogueira, disse ontem que, na eleição de Teresina, o PSDB deve indicar o candidato a prefeito e, no pleito para o governo, o Progressistas indicará o cabeça de chapa.

O plano eleitoral do partido foi anunciado no ato de filiações em Teresina, que se repetiu nos demais municípios do Piauí. O PP tem hoje 86 prefeitos e pretende fechar o ano com 90.

"Crescemos em filiados. Nosso objetivo é crescer. O Progressistas é o maior partido do Piauí”, comemorou o senador.

Devagar com o andor!

O Progressistas fez aliança com o PSDB em Teresina, mas é aliado também do PT no Piauí.

De seu camarote, o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, deputado federal Assis Carvalho, avisou: devagar com o andor!

Ele alertou os aliados, em especial ao Progressistas, que deixem as discussões sobre as eleições 2022 para depois do pleito eleitoral municipal do ano que vem.

Segundo Assis Carvalho, o governador Wellington Dias só vai tratar 2022 no tempo certo. Para o parlamentar, não respeitar uma liderança como a do governador é temerário.

"Quem ele indicar em 2022 será muito forte", confia.

Já na eleição do ano passado, o Progressistas jogava suas cartas na mesa para a sucessão de 2022. E prometia candidato próprio ao governo.

Já no ano passado, também, o governador igualmente se movimentava com os olhos voltados 2022.

A mexida mais significativa que ele deu no tabuleiro político foi a da troca de vice-governador, saindo a vice do Progressistas e entrando uma do PT.

Mas o deputado Assis tenta fazer crer que a montagem da chapa pura petista em 2018 nada teve a ver com 2022.

  

 

Fake news

Saiu no Diário Oficial da União, na edição de ontem, a Lei 13.834/2019, que torna crime a denunciação caluniosa com finalidade eleitoral.

A publicação aconteceu depois de o Congresso Nacional derrubar, em 28 de agosto, um veto que havia sido imposto pelo presidente Jair Bolsonaro à proposta.

O trecho, agora retomado, propõe penas mais duras para quem divulga fake news nas eleições.

Cana

A lei já é válida para as eleições municipais de 2020 e atualiza o Código Eleitoral.

O texto prevê pena de prisão de 2 a 8 anos, além de multa, para quem acusar falsamente um candidato com o objetivo de afetar a sua candidatura.

A pena aumenta se o caluniador agir no anonimato ou com nome falso.

Canonização

Ao justificar o seu veto, o presidente Bolsonaro alegou na época que o dispositivo previa uma punição “muito superior” à pena de uma conduta considerada semelhante e já prevista no Código Eleitoral, que é a calúnia com fins eleitorais, cuja detenção é de seis meses a 2 anos.

Mais uma vez, os políticos tiram o seguro para as eleições, com a intenção de só aparecerem bem na fita.

Não vai demorar e aparecerá alguém com um projeto pedindo a canonização de muitos deles!

Vandalismo

Durante 2019, o município de Teresina já investiu R$ 130 mil na reposição de 8 mil metros de cabos de iluminação roubados, em um total de 23 intervenções.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Marco Antônio Ayres, disse que a reposição dos cabos é feita geralmente nos mesmos locais e isso aponta um problema geral de segurança pública.

Foto: Divulgação

Parque tecnológico - Salvador ganhou ontem o Senai Cimatec, inaugurado com a presença do presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Andrade. O ex-ministro João Henrique Sousa representou o Sebrae DF na solenidade, onde se avistou também com o vice-governador da Bahia, João Leão, que foi seu colega na Câmara dos Deputados. O Cimatec Park é o maior parque tecnológico da América Latina.

 

 

* O presidente Jair Bolsonaro já arrumou as malas e anuncia hoje a saída dele do PSL. É o novo partido que ele deixa para trás.

* O secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, é o próximo palestrante do Movimento Empreender Piauí (Move).

* Ele vai falar aos empresários piauienses sobre a proposta de reforma tributária do Conselho Nacional dos Secretárias de Fazenda.

* A palestra será na segunda-feira, dia 18, no auditório da Construtora Andrade Júnior, no bairro Ilhotas.

 

 

A volta

Seu Malaquias participava de uma roda, no final de semana, em que o assunto era política. A certa altura, um dos interlocutores levou para o bate-papo uma mensagem que anda pelas redes sociais:

- Já é hora dos militares voltarem para os quarteis, os evangélicos para as igrejas e os loucos para os hospícios.

Seu Malaquias concordou, e arrematou:

- ...E os criminosos para a cadeia.