Cidadeverde.com

Piauí terá mais recursos para o turismo

O Piauí é um dos dez Estados com Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) habilitadas pelo Ministério do Turismo a receber repasses do Fundo Geral de Turismo (Fungetur).

O acesso ao Fundo ocorre depois de a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) solicitar ao Ministério abertura de novo Edital de Credenciamento de Agentes Financeiros ao Fundo Geral do Turismo.

As operações serão feitas através da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí – Fomento Piauí.

Também foram habilitadas a Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro – AgeRio; Agência de Fomento de Alagoas – Desenvolve; Agência de Fomento do Estado da Bahia – Desenbahia; Agência de Fomento do Estado de Goiás – Góias; Fomento, Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina – Badesc; Agência de Fomento do Estado de Tocantins – Tocantins Fomento; Agência de Fomento do Paraná – Fomento Paraná; Agência de Fomento do Rio Grande do Norte – AGN e Banco Regional de Brasília – BRB.

Destino

Um dos principais objetivos do Fundo é promover o financiamento de empreendimentos, obras e serviços considerados de interesse para o desenvolvimento do turismo nacional.

Os recursos são operados pelas instituições financeiras credenciadas e o público-alvo das operações de crédito são os empreendimentos privados de toda a cadeira produtiva do turismo, especialmente micro, pequenas e médias empresas.

São financiáveis as obras civis para implantação, ampliação, modernização e reforma de empreendimentos, bem como a aquisição de máquinas e equipamentos e capital de giro.

 

 

Foto: Divulgação

Posse da nova Diretoria da Fiepi, ontem à noite

Fiepi

O presidente da Fiepi, Zé Filho, foi empossado ontem à noite para um novo mandato de quatro anos na Presidência da Federação, juntamente com sua nova diretoria.

O ato foi prestigiado pela direção da Confederação Nacional da Indústria e por federações estaduais da indústria de todas as regiões do país.

O governador Wellington Dias, o prefeito Firmino Filho e a bancada federal do Piauí também prestigiaram a posse da nova Diretoria da Fiepi.

RBS no Piauí

O governador de Brasília, Ibaneis Rocha, estará em Parnaíba no próximo dia 29.

Em companhia do presidente da Fecomércio Piauí, Valdeci Cavalcante, e do prefeito Mão Santa, ele assinará contrato de parceria para instalação de uma agência do Banco Regional de Brasília em Parnaíba.

Peso morto

Pior do que gestor público em fim de mandato é gestor público em fim de mandato com reprovação nas alturas. Tirando os cobradores, todo mundo quer ver é pelas costas.

É o caso do prefeito de Picos, Padre Walmir.

Depois de ensaiar o lançamento da professora Maria Santana à sucessão, tenta agora emplacar a vice de Araujinho.

Briga boa

Recém-filiado ao PT, e com as bênçãos do governador Wellington Dias, Araujinho vai disputar a prefeitura com o ex-prefeito Gil Paraibano, do Proguessistas. 

A briga promete ser boa.

Festa para JH

Familiares e amigos do ex-ministro João Henrique Sousa estão preparando uma festa para marcar o aniversário de 70 anos dele, no dia 4 de fevereiro.

Será a partir das 9h, na sede do MDB, no bairro São João, zona Leste.

Além de bolo e parabéns, haverá a celebração da Palavra de Deus.

 

 

* O senador Ciro Nogueira, aliado de peso do prefeito Firmino Filho, afirmou ontem que o Progressistas apoiará o ex-prefeito Silvio Mendes, se ele for o escolhido como candidato.

* O Tribunal de Contas decidiu ontem que o processo do pedido de afastamento do conselheiro Luciano Nunes correrá sem segredo de Justiça.

* Não precisava tal decisão. Todo mundo que tem interesse no caso já sabe do que se trata e já viu a cópia do pedido.

* Ele foi formulado em julho passado pelo governador Wellington Dias, que alegou suspeição do conselheiro.

 

 

Por partes

Do presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, sobre as especulações de que o seu partido indicará o vice na chapa a ser encabeçada por um tucano, na disputa pela Prefeitura de Teresina:

- Primeiro, vamos escolher o candidato a prefeito. Depois, vamos tratar do candidato a vice.