Cidadeverde.com

Municípios enfrentam o analfabetismo no Piauí

Fotos: Divulgação/Undime-Piauí

Entrega do "Selo Undime de Alfabetização", no Cine Teatro da Assembleia Legislativa

 

O Piauí abriu uma nova frente de combate ao analfabetismo. A estratégia é alfabetizar o aluno na idade certa.

Dos 224 municípios do Estado, 80 municípios piauienses aderiram ao movimento.

Ontem, 60 desses 80 municípios receberam, em Teresina, o ‘Selo Undime Piauí de Alfabetização’, em solenidade realizada no Cine Teatro da Assembleia Legislativa.

A Undime é a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e nos Estados congrega os secretários municipais de Educação.

O prêmio instituído pela entidade reconhece o desempenho dos municípios que se destacaram na avaliação do cumprimento da Meta 5 do Plano Nacional de Educação.

Essa meta exige que a criança seja alfabetizada até a 3ª. série. Isto é, a partir daí, ela deve saber ler e escrever com fluência, além de compreender o texto.

A campanha da Undime tem o objetivo de elevar o índice de alfabetização no Piauí. A nota mínima estabelecida para a concessão do selo foi de 7, mas muitos municípios conseguiram 8 e 9 na avaliação.

 

Professora Cleidimar, presidenre da Undime Piauí

Taxa de analfabetismo

A responsabilidade de alfabetizar a criança na idade certa é dos municípios. A Secretaria Estadual de Educação, presente ao ato de premiação, através do secretário Ellen Gera, se prontificou, porém, a participar desse esforço.

O Piauí é, hoje, o Estado com a segunda maior taxa de analfabetismo do Piauí, com 17,2%, conforme a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD), do IBGE.

Só perde para Alagoas, que tem uma taxa de 19,4%. O Maranhão vem depois do Piauí, com 16,7%. A menor taxa de analfabetismo do país é a de Brasília, de 2,6%. A taxa nacional é de 7,2%.

O pai do analfabetismo é quase sempre a criança que não foi alfabetizada na idade certa.

Quando ela não aprende a ler e escrever no momento ideal, as consequências são danosas para o processo de aprendizagem. Uma delas é a evasão escolar, que redunda no analfabetismo.

Que a campanha da Undime dê resultados e o Piauí saia, o quanto antes, da posição de vice-campeão nacional do analfabetismo. 

Imagem: Divulgação/Undime-Piauí

Os municípios que se destacaram no Piauí na alfabetização de crianças na idade certa.

 

Foto: Divulgação

Marcos Damascendo em audiência com o governador Wellington Dias

 

Lançamento

O quadro das eleições começa a se definir em vários municípios do Piauí.

Em Dom Inocêncio, por exemplo, o PT lançou o vice-prefeito Marcos Damasceno à sucessão da prefeita Maria das Virgens (PP), com quem estava aliado nas eleições passadas.

O vice-prefeito rompeu com a prefeita, segundo ele, por não concordar com os rumos da gestão municipal.

Um vice que faz

Marcos Damasceno é conhecido em Dom Inocêncio-PI como um vice-prefeito atuante, que toma a frente das questões da coletividade.

Tem lutas marcantes por obras estruturantes, a exemplo da pavimentação asfáltica da PI 144.

Quem vem lá

“Eu vejo as pessoas querendo um prefeito presente no município, sério e que bote ordem nas coisas. Um prefeito que mostre a direção, que dê uma ordem e ela aconteça, que faça um compromisso e honre a palavra. Prefeito tem que ter posição e decisão. Não pode ser uma mariorete, manipulado pelos outros”, avisa o pré-candidato do PT.

Candidato, sim

O secretário municipal de Educação, Kléber Montezuma, que estava calado desde o anúncio de seu nome, confirmou ao jornalista Mussoline Guedes, ontem à noite, sua candidatura a prefeito de Teresina pelo PSDB. Kleber desembarcou às 23h20 no Aeroporto Petrônio Portella, procedente de São Paulo.

Mussoline Guedes veio de Brasília, no mesmo voo. Ao cumprimentá-lo, no desembarque, perguntou: “E aí, é você mesmo o escolhido?”. “Sim”, respondeu Kleber. E completou: “Vamos pra essa luta, com força e vontade”.

 

 

* A eleição para reitor da UFPI será em maio. A campanha está muito parada por lá.

* Mas tem gente fazendo campanha direto em Brasília, onde a escolha do novo reitor se dará de fato.

* Estão abertas até o dia 24 as inscrições de dois seletivos com vagas temporárias para o IBGE. Só no Piauí, há 3.144 oportunidades.

* Elas estão distribuídas em todos os municípios do Estado para os cargos de agente censitário supervisor (ACS) e de recenseador.

* Quem apareceu ontem para cantar os parabéns para o governador Wellington Dias, no aniversário de 58 anos, foi o ex-ministro José Dirceu.

* O homem estava todo prosa. Zé Dirceu veio a Teresina para o lançamento de seu livro de memórias.

 

 

Pé de chinelo

Do professor Charles Silveira, presidente da Fundação Municipal de Saúde, ao analisar por que não emplacou seu nome como candidato do PSDB a prefeito de Teresina:

- Me disseram que não fui escolhido porque não sou pé de chinelo.