Cidadeverde.com

Tumulto na Câmara Municipal de Teresina

Fotos: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Vereador é derrubado em tumulto na Câmara Municipal de Teresina

 

Vereador foi derrubado, vereadora apanhou, jornalista foi agredida. Tudo isso, mais troca de farpas entre vereadores, se viu ontem, na Câmara Municipal de Teresina, após a invasão do plenário da Casa por manifestantes que estão acampados no local.

A invasão ocorreu quando o vereador Deolindo Moura (PT) abriu a porta do plenário e os manifestantes ocuparam imediatamente o plenário. Ele foi derrubado e a vereadora Teresinha Medeiros (PSL) levou um tapa de uma das manifestantes. 

A jornalista Roberta Aline, do portal Cidadeverde.com, também foi derrubada pelos manifestantes.

A vereadora Teresinha Medeiros foi à Delegacia fazer um boletim de ocorrência contra o Sindicato dos Servidores Municipais, que organizou a manifestação na Câmara. 

Piso do professor

Por causa do tumulto, feito por professores em greve, os vereadores se reuniram com a polícia, na presidência na Casa, e decidiram suspender a votação da matéria sobre o reajuste parcelado do piso do magistério. Uma nova votação foi marcada para a próxima terça (17).  

O Sindicato dos Servidores Municipais decretou greve geral dos professores de Teresina cobrando o pagamento integral do piso de 2020, corrigido em 12,84%, de uma só vez. A Prefeitura quer pagar o reajuste em duas parcelas.

Os protestos na Câmara não irão acabar tão cedo. Eles têm a ver também com a escolha do secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma, como candidato a prefeito nas próximas eleições pelo PSDB.

O anúncio oficial do nome do candidato está marcado para terça-feira, dia 17. Os que organizam e apoiam o protesto não vão deixar passar essa oportunidade de tentar melar o evento tucano.

 

 

Foto: Divulgação

Governador de Brasília recebe o MDB piauiense

Apoio de Brasília

O MDB levou ontem ao governador de Brasília, Ibaneis Rocha, o seu candidato a prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.

O grupo foi liderado pelo presidente regional da sigla, senador Marcelo Castro.Estiveram presentes o deputado federal Marco Aurélio e os deputados estaduais João Mádison e Henrique Pires.

A novidade foi a presença do ex-deputado Hugo Napoleão no encontro. Ele é filiado ao PSD.

Coronavírus

O coronavírus já começa a afetar a pauta de eventos no Brasil. O Supremo Tribunal Federal, por exemplo, suspendeu suas audiências públicas, em Brasília.

Para a próxima segunda-feira, 16, estava marcada a audiência para discutir o caso do juiz de garantias.

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, seria um dos palestrantes.

Teletrabalho

No Piauí, o presidente do Tribunal de Justiça baixou ato determinando o regime do teletrabalho, por 15 dias.

A medida deve ser cumprida por servidores que tenham retornado de viagens a regiões em que o surto do COVID 19 tenha sido reconhecido.

Também devem cumprir o regime de teletrabalho os servidores do Tribunal que tenham convivência domiciliar com pessoas que retornaram de regiões afetadas pelo novo vírus.

Palestra

Outra: o coronavírus levou o Tribunal de Justiça a suspender uma palestra presencial marcada para amanhã, em seu auditório.

A palestra seria justamente sobre o coronavirus.

Cumprimento

Na reunião da Frente Parlamentar da Medicina, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e o deputado federal Flávio Noueira seguiram o cumprimento recomendado pelo titular da pasta como forma de precaução ao coromavirus: apenas choque de punhos.

 

 

* Em Teresina, foram identificados 26 mil consumidores com ligações clandestinas de água.

* O Governo do Estado decidiu suspender as solenidades de 13 de março que seriam realizadas hoje no Monumento do Jenipapo, e Campo Maior.

* Neste particular, segue as recomendações do Ministério da Saúde para se evitar aglomerações humanas neste momento de avanço do coronavírus.

 

 

"Laranja"

Do pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PT, deputado Fábio Novo:

- Não vão me ver chamando Kleber de ‘laranja’.