Cidadeverde.com

Rodrigo Maia refuta adiamento das eleições

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara considera proposta completamente equivocada

 

Uma voz de peso se levantou ontem contra a proposta de adiamento das eleições municipais deste ano. Trata-se do presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Segundo ele, a discussão sobre o adiamento das eleições, previstas para outubro, é completamente equivocada. A sugestão da suspensão do pleito é apoiada pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, como uma forma de conter os impactos da epidemia do coronavírus.

Segundo Rodrigo Maia, o processo político eleitoral não deve fazer parte dos debates e da construção de soluções para o enfrentamento da crise no âmbito da saúde, na garantia da manutenção dos empregos e na preocupação com os mais vulneráveis.

O presidente da Câmara defendeu ações conjuntas entre os três Poderes para minimizar os impactos do coronavírus no País.

Campanha ganha corpo

Nas redes sociais, porém, a campanha contra a campanha eleitoral de outubro ganha corpo. A bancada do Progressistas no Senado, por exemplo, praticamente fechou com a ideia do presidente do partido, senador Ciro Nogueira, de destinar os recursos do Fundo Eleitoral (R$ 2 bilhões) para o combate ao coronavírus, se as eleições forem adiadas.

O cientista político Cleber de Deus, professor da Universidade Federal do Piauí, não acredita no sucesso da proposta. E lança a desconfiança: “O dinheiro continuará nas mãos dos parlamentares. Serão eles que vão distribuir as verbas destinadas ao enfrentamento da pandemia. Tudo ficará na mesma”, raciocina.

A Justiça Eleitoral ainda não se pronunciou sobre a proposta e mantém inalterado o calendário das eleições deste ano.

 (Com informações da Agência Câmara de Notícias

 

 

Foto: Divulgação/TCE-PI

Desembargador Carlos Augusto Brandão, coordenador da Rede Pense Piauí

Rede faz campanha

A Rede Pense Piauí, coordenada pelo desembargador federal Carlos Brandão, também entrou no combate ao coronavírus, de forma virtual.

O grupo reúne professores universitários, empresários, líderes, médicos e outros profissionais.

A nova frente foi aberta porque a entidade avaliou a atual situação como dramática.

 “Precisamos imensamente da cooperação da sociedade civil, de forma articulada com os segmentos da saúde”, apela.

Equipamentos 

O braço operacional da Rede Pense Piauí Coronavírus é a Fadex, da Universidade Federal do Piauí, que montou um escritório virtual para garantir a convergência de ações e recursos da sociedade civil para salvar vidas da pandemia do Covid-19.

O grupo está preparado para produzir milhares de equipamentos de proteção individual, especialmente para uso dos profissionais de saúde.

Por articulação da rede, 400 máscaras higiênicas foram confeccionadas ontem na Casa de Custódia.

10 mil litros de álcool

Também está em andamento uma negociação com a Ambev para o engarrafamento de álcool 70.

A Rede já temos 10 mil litros doados. O engarrafamento depende apenas de autorização da diretoria nacional.

A negociação deve ser destravada hoje, pois a Ambev também entrou na campanha de combate ao Covid-19, com a produção de 500 mil unidades de álcool gel para distribuir a hospitais da rede pública nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e no Distrito Federal, onde há maior número de casos confirmados.

Doações

A Rede abriu também uma conta bancária para receber doações financeiras da sociedade para as ações que estão sendo executadas.

O Fundo Especial receberá doações de qualquer valor, de pessoas físicas e jurídicas.

Sessão virtual

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (MDB), comandou do escritório de sua casa a primeira sessão virtual da história da Casa, ontem.
Os deputados aprovaram o decreto do governador Wellington Dias que reconhece a situação de calamidade em função do coronavirus.
Os parlamentares aprovaram também a redução da alíquota do ICMS de 18% para 12% para os produtos de prevenção à transmissão do vírus, como álcool em gel, álcool 70, luvas, máscaras e hipocloreto de sódio. 
 
Foto: Divulgação/Alepi
 
 
Deputado Themístocles Filho preside a primeira sessão virtual da Assembleia

 

 

* Em Teresina, muitos idosos não atenderam a recomendação para ficar em casa e, como não pagam passagem, passam o dia passeando nos ônibus.

* O jeito que a Prefeitura encontrou para segurar os velhinhos em casa foi suspender temporariamente o passe livre dos idosos.

* Os três senadores do Piauí são favoráveis à suspensão das eleições de outubro por conta da pandemia do Covid-19.

* Os candidatos e pré-candidatos é que não estão gostando nada dessa conversa. Para eles, adiar as eleições é golpe!

 

 

Voto virtual

Do Seu Malaquias, sobre a proposta de suspensão das eleições e prorrogação dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores:

- Se o Congresso Nacional pode prorrogar mandatos através de votação eletrônica remota dos seus membros, por que o eleitor não poderia escolher os seus representantes através de votação eletrônica remota?