Cidadeverde.com

Quem vai botar o chocalho no gato?

É muito conhecida a fábula de Esopo, imortalizada por La Fontaine: os ratos de uma comunidade estavam sendo exterminados por um gato voraz. Fizeram uma assembléia e alguém sugeriu que se colocasse um guizo no pescoço do tal gato, pois assim sua aproximação seria barulhenta, o que serviria de alerta para todos fugirem a tempo.

Houve aplausos calorosos, conta a fábula, porém, um ratinho estraga-prazeres veio com uma pergunta incômoda: "Quem iria amarrar o guizo no pescoço do gato?".

Desde que foi contada pela primeira vez, essa fábula vem sendo repetida continuamente, segundo a ocasião e a necessidade.

No Piauí, nos últimos dias, o PT vem sofrendo um incômodo terrível e indisfarçável com as notícias de que, com a anuência do governador Wellington Dias, estão comendo o queijo do partido. De uma só vez, os petistas estão perdendo a Secretaria de Saúde, a Sasc e outros queijos holandeses para aliados e até ex-adversários.

Na sexta-feira, o partido se reuniu em Teresina para avaliar a questão. Havia prometido lançar uma carta pública expondo a sua posição. Mas mudou de idéia. Vai conversar diretamente com o governador para colocar o seu ponto de vista, que já é bem conhecido.

O PT já deixou claro, em muitas ocasiões, que não avaliza esses acordos. PP e PMDB, para as lideranças estaduais do partido, à exceção de Wellington Dias, são golpistas até o fim do mundo. E pronto! Se, comendo do bom e do melhor no governo petista, traíram a presidente Dilma, não hesitarão em passar a perna no governador, em 2018.

Estas e outras o partido diria em sua carta, mas na última hora amarelou e apresentou essa saída honrosa de chorar suas lamúrias diretamente no ombro do governador.

É aguardar para ver se Wellington, na políitica um gato mais esperto que o da fábula, vai se comover com o pranto petista e jogar pelos ares o plano no qual aposta para a sua re-reeleição.

 

 

Bolsa Família

Proporcionalmente, o Piauí é o vice-campeão nacional em inscritos no Bolsa Família, com 48% de sua população recebendo benefícios do programa.

Ou seja, dos 3.184.166 piauienses contados pelo IBGE, nada menos que 1.536.111 são beneficiários do Bolsa Família.

Média nacional

O Maranhão chega a 50%. Alagoas é o terceiro colocado no ranking nacional do programa, com 45%.

A média nacional é de 23,80%. Isto é, 47.854.606 brasileiros estão no Bolsa Família.

Baixa

O secretariado do prefeito Mão Santa, de Parnaíba, sofreu a primeira baixa: o titular da Fazenda municipal, Paulo Airton (ex-presidente do extinto Bep), teve um problema cardíaco e a família não aceitou que ele voltasse para o cargo.

O secretário de Administração, Gil Borges, está respondendo interinamente pela Secretaria Municipal de Fazenda de Parnaíba.

Parcerias

Ainda em Parnaíba, o presidente da Federação as Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), Zé Filho, fez visita de cortesia ao prefeito Mão Santa.

 Zé Filho falou sobre as parcerias entre a Prefeitura e a Fiepi, principalmente no tocante a área de educação, e destacou que a instituição defende não apenas o interesse da indústria, mas de toda uma região.

Estiveram presentes ao encontro a deputada Juliana Falcão (PMDB), o vereador Carlson Pessoa (PPS) e os secretários Carlos Eduardo Araripe, Gil Borges e Maria das Graças Nunes.

Combustível

Na região Sul do Estado, vários municípios enfrentam problema de abastecimento de combustíveis.

No final de semana, faltou diesel em São Francisco do Piauí e Nazaré, conforme relato de um teresinense que esteve nas duas cidades.

Energia

Outro problema que se agravou no Sul do Piauí foi o da falta de energia elétrica. Em Corrente, faltou eletricidade por mais de 24 horas seguidas. Em Santa Filomena, também.

E ainda querem vender a Eletrobras Piauí por mais de 1 real!

Primeiro ele

Tem jeito este Brasil? O Espírito Santo virou uma praça de guerra, com risco iminente de a violência que domina o Estado se alastrar rapidamente por outras unidades da federação, e o ministro da Justiça, o que faz? Licencia-se para simular sabatina em passeio de barco com senadores e cabalar votos para saltar em uma cadeira do Supremo Tribunal Federal.

Pra cucuia

E há quem pense que o presidente da República achou isso feio. Achou, não. Fez foi incentivar o seu ministro, que, num país sério, só com que esse gesto iria para a cucuia, jamais para a Suprema Corte.

Fala, Assis!

Ontem à noite, soube-se que o deputado federal Assis Carvalho fez chegar ao governador Wellington Dias uma carta na qual expõe o seu descontentamento com a entrega de mais cargos aos aliados.

Pelo que se informa, Assis ameaça até deixar o PT.

 

Nos Cerrados piauienses, a expectativa é de uma safra recorde este ano, conforme relato do prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas (PSDB).

Ele informou que chove bem e com regularidade na região, o que animou os produtores de grãos.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Silvio Mendes, convocou uma coletiva na semana passada para rebater uma reportagem.

A reportagem mostrava pneus velhos amontoados e abandonados na porta da FMS. Ora, não seria mais prático mandar recolher os pneus?

 

Provando do próprio veneno

Um eleitor pidão do município de Dom Inocêncio se aproxima e pede um dinheiro para beber pinga ao vice-prefeito Marcos Damasceno (PT), bem na hora da missa. Damasceno, escritor, pede, com jeito, para deixar para depois.

Eleitor: -Li no seu livro, que a gente só esquece daquilo que não dá importância. Não vá esquecer.