Cidadeverde.com

Tucanos mudam estratégia para eleições no Piauí

O prefeito Firmino Filho, nos estúdios da Rádio Cidade Verde: mudança radical de estratégia

 

A filiação do ex-prefeito Silvio Mendes ao PP, hoje, é uma mudança de estratégia do PSDB para as eleições no Piauí. Pelo menos foi essa a justificativa dada pelo prefeito Firmino Filho, em entrevista à Rádio Cidade Verde.

Além do ex-prefeito de Teresina e atual presidente da Fundação Municipal de Saúde, Firmino está entregando também de mão beijada ao PP a primeira-dama Lucy Carvalho e o secretário municipal de Planejamento, Washington Bonfim.

Segundo Firmino, desde a década de 1990 o PSDB perde seguidamente eleições para governador do Piauí. Todos os ex-prefeitos da capital filiados ao partido já concorreram ao governo.

O primeiro a entrar na disputa e ser derrotado foi Wall Ferraz, em 1990; o ex-prefeito Francisco Gerardo perdeu a eleição de 98, o próprio Firmino, a de 2006, e Silvio Mendes sofreu duas derrotas – em 2010 para governador e em 2014 para vice.

Em duas ocasiões, o PSDB chegou ao segundo turno – 90 e 2010, mas foi vencido porque carregava uma fraqueza histórica, que era a de não ter bases no interior.

“Então, vamos parar de insistir em uma tese que só deu errado. Vamos procurar sair do isolamento. Em 2018, estaremos juntos com o PP em qualquer situação”, explicou o prefeito, ao apontar a forte penetração do Partido Progressista no interior.

O PSDB anuncia que estará junto e misturado com o PP para o quer der e vier, nas eleições estaduais de 2018, num momento em que o aliado se mete em uma queda de braço com o governador Wellington Dias, velho aliado dos progressistas.

Não ficou claro se essa precoce aliança dos tucanos com os progressistas faz mesmo sentido para o PSDB. Mas ela cai como uma luva de pelúcia na mão do PP, que se cacifa enormemente junto ao governador Wellington Dias para defender seus pleitos. 

 

 

Mico

O recuo do governador Wellington Dias na decisão de entregar a Secretaria de Saúde ao PP faz o senador Ciro Nogueira pagar um mico.

O parlamentar pretendia dar posse ao seu indicado hoje, com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Agenda

O ministro da Saúde começa a sua agenda oficial ao Piauí com visita ao Hospital de Urgência de Teresina e ao Hospital São Marcos. A seguir, ele estará na Assembleia Legislativa, onde participa do ato de filiação de novas lideranças ao PP.

Suspensão

O PSB suspendeu a palestra do presidente nacional do Sesi, ex-ministro João Henrique, marcada para hoje, na sede do partido.

A suspensão deu-se em função da visita do ministro da Saúde, que será prestigiada tanto por lideranças do PSB, como o ex-governador Wilson Martins, quanto pelo presidente do Sesi.

Uma nova data será marcada para depois do carnaval.

Afagos

A propósito, o ex-ministro João Henrique circulou no sábado pela casa do deputado Robert Rios e saiu animado com as conversas que teve por lá com lideranças de diversos partidos.

João Henrique botou o pé na estrada para defender a tese de que o PMDB deve apresentar candidatura própria ao governo do Estado em 2018.

Na abertura de suas atividades para 2017, a Academia de Letras da Magistratura Piauiense presta homenagem a Paulo Freitas.

Panegírico

A Academia de Letras da Magistratura Piauiense prestou homenagem à memória do desembargador Paulo Freitas na abertura de seus trabalhos para 2017.

O orador da sessão, presidida pelo desembargador Brandão de Carvalho, foi o também desembargador e acadêmico Oton Lustosa.

O universitário Paulo Freitas Filho agradeceu a homenagem a seu pai em nome da família.

Concurso dos Cartórios

A Câmara Municipal de Teresina realiza hoje, a partir das 9 horas, audiência pública para discutir o concurso do cartórios do Piauí.

Audiência foi proposta pela vereadora Graça Amorim (PMB).

Comarcas desagregadas

O Tribunal de Justiça decidiu na semana passada revogar a agregação das Comarcas de Parnaguá e Jerumenha, no Sul do Piauí, após aprovação de  proposta do desembargador Oton Lustosa fundamentada em dados históricos.

As duas comarcas estão entre as mais antigas do Piauí.

 

 

*Um animado folião que fez falta na festa do Corso de Teresina, no sábado passado, foi o senador Elmano Férrer.

*O Piauí entra hoje na segunda semana do ano letivo de 2017 sem aulas nas escolas da rede estadual.

*Os professores entraram em greve por tempo indeterminado em protesto contra o parcelamento do piso da categoria, reajustado em 7,64%.

*O governo avalia, no entanto, que a greve furou em muitas escolas e determinou o corte do ponto dos faltosos

 

Almas penadas 

Quando o senador Ciro Nogueira e sua turma iam chegando à casa do deputado Robert Rios (PDT), no sábado, para o seu carnaval com os amigos, o parlamentar oposicionista brincou:

- Está chegando a “turma do purgatório”, que não sabe ainda para onde vai.