Cidadeverde.com

Apenas São Pedro não abandonou o Extremo-Sul

 

Moradores do Extremo-Sul do Piauí voltam a reclamar da falta de ações do governo na região. A queixa é de que, a partir de Corrente, o Sul do Estado é lembrado pelos políticos em época de campanha eleitoral, quando pequenos aviões lotados de candidatos só faltam é congestionar o tráfego aéreo.

Eles também reclamam que nem mesmo na Assembleia Legislativa ouvem-se vozes em defesa do Território da Chapada das Mangabeiras. Na região, conforme os relatos, se acumulam os problemas com estradas, saúde, educação.

Os hospitais, por exemplo, a todo momento mandam pacientes para Teresina, porque neles não há estrutura adequada nem profissionais qualificados.

Muitos dos pacientes encaminhados para a capital são mulheres em trabalho de parto, com risco de perderem seus filhos pelo caminho, pois em Corrente não há UTI neonatal e os médicos preferem não se arriscar em casos complexos.  

Os acidentes com moto se multiplicam e os casos de traumas ortopédicos causados por eles costumam não ser atendidos na cidade.

Na área da educação, o Governo do Estado está fechando os anexos em que funciona o ensino médio na zona rural.

Os serviços da Agespisa e da Eletrobras são tão ruins que as duas empresas já foram denunciadas pelo Ministério Público.

Há poucas emendas parlamentares para a região. Com isso, Uespi, por exemplo, recebe poucos investimentos. A saúde, igualmente. O concurso público anunciado esta semana para a contratação de médicos não contempla o Hospital Regional de Corrente com uma só vaga.

Apenas São Pedro não abandonou de todo Corrente e região. A chuva tardou, mas chegou, com perspectiva de boa safra. Mas ela  terá dificuldade para ser transportada, em função da precariedade das estradas. 

 

 

O ex-governador Zé Filho, hoje sem partido, só sabe para onde não vai

 

Pra onde não ir

O ex-governador Zé Filho, já fora do PPS, ainda não sabe para onde vai. Pensa em ir para um partido próximo ao presidente Michel Temer.

O PMDB, seu ex-partido, não dá, pois no Piauí este está mais perto do PT do que de Temer.

Desencontro

No evento promovido pelo PP, no início da semana, em Teresina, o ex-governador Wilson Martins e o ex-ministro João Henrique fizeram questão de sair antes de o governador Wellington Dias chegar.

Confiança sobe

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 2,5 pontos em fevereiro, alcançando 81,8 pontos, o maior nível do indicador desde dezembro de 2014. Esta é a segunda alta consecutiva do índice, que iniciou o ano com uma elevação de 6,2%.

Os dados relativos à Sondagem do Consumidor foram divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).

Inflação cai

Outra boa notícia da área econômica: a prévia da inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), ganhou força de janeiro para fevereiro, passando de 0,31% para 0,54%, segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa foi a menor taxa para um mês de fevereiro desde 2012 (0,53%).

Em 12 meses, o índice desacelerou para 5,02%. Em janeiro, nessa mesma base de comparação, o IPCA-15 acumulado havia chegado a 5,94%. Em fevereiro de 2016, a taxa foi 1,42%.

Congresso das Cidades

Já estão abertas as inscrições para o Congresso das Cidades, que será realizado de 13 a 15 de março, em Teresina. As inscrições podem ser feitas no Sebrae e pelo site cidadeverde.com/congressodascidades.

O Congresso contará com palestrantes como Ricardo Amorim – que vai falar sobre o futuro com temática voltada para os municípios –, Osires Silva, Ana Carla Fonseca e Sílvio Barros, dentre outros renomados especialistas em gestão. 

 

 

 * O abastecimento de água de Parnaíba, interrompido por cinco dias consecutivos, foi restabelecido pela Agespisa.

* O Banco Central reduziu o juro pela 4ª vez seguida e a taxa fica em 12,25% ao ano, a menor desde janeiro de 2015.

* O apresentador Mariano Marques recebeu alta hospitalar. Ele ficou internado um mês, após ser esfaqueado por um assaltante.

* A Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete) já aplicou multa de até R$ 600 mil na Agespisa, por falha no abastecimento de água da capital.

 

Prova de confiança

De um observador da cena política, diante da revoada de tucanos para o PP no Piauí, sob as juras de que os dois partidos estarão juntos e misturados nas eleições de 2018:

- Tá certo que o prefeito Firmino filiou dona Lucy no PP, Mas só acredito que essa aliança entre progressistas e tucanos é pra valer se o senador Ciro Nogueira filiar a deputada Iracema Portella no PSDB.