Cidadeverde.com

Igreja lança hoje a Campanha da Fraternidade

O cartaz da Campanha da Fraternidade-2017

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abre hoje, oficialmente, a Campanha da Fraternidade 2017. Este ano, o tema da campanha é "Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida". O lançamento será na sede da entidade, em Brasília, e será transmitido ao vivo pelas emissoras de rádio e TV de inspiração católica, a partir das 10h45.

A campanha, cujo lema é “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15), alerta para o cuidado com a natureza, de modo especial os biomas brasileiros. A proposta é dar ênfase à diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho.

Para a Igreja Católica, a depredação dos biomas é a manifestação da crise ecológica que pede uma profunda conversão interior. A CF deseja, antes de tudo, levar à admiração, para que todo o cristão seja um cultivador e guardador da obra criada.

A cerimônia de lançamento contará com as presenças do arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, cardeal Sergio da Rocha, do secretário geral da Conferência, dom Leonardo Steiner, e do secretário de articulação institucional e cidadania do Ministério do Meio Ambiente, Edson Duarte.

No Brasil, a Campanha já existe há mais de 50 anos e sua abertura oficial sempre acontece na Quarta-feira de Cinzas, quando tem início a Quaresma, época na qual a Igreja convida os fiéis a experimentarem três práticas penitenciais: a oração, o jejum e a esmola

No Piauí, o lançamento da campanha para a imprensa será amanhã, às 10 horas, no Palácio Episcopal, pelo arcebispo de Teresina, dom Jacinto Brito. O lançamento da CF para toda a comunidade católica acontece no sábado, a partir das 18, no Parque da Cidadania. (Com informações da CNBB e da Arquidiocese de Teresina)

Imagens da caatinga piauiense, em foto de André Pessoa

 

 

Nova tragédia na BR

Mais quatro pessoas, entre elas um bebê, morreram na tarde de ontem, em um novo acidente na BR-135, próximo ao município de Cristalândia, a 900 quilômetros ao Sul de Teresina (PI).

O local da nova tragédia fica a apenas um quilômetro do ponto onde outras quatro pessoas de uma mesma família morreram carbonizadas após uma colisão entre dois carros, no sábado à noite.

A 135 na história

Do ex-governador e ex-senador Freitas Neto, atual diretor de Assuntos Econômicos da Federação das Indústrias do Piauí, sobre a BR-135, no Sul do Piauí: “A BR-135, antiga PI-4, foi implantada em revestimento primário no Governo Helvídio Nunes. Asfaltada até aproximadamente Gilbués no Governo Alberto Silva e concluído o asfaltamento até Cristalândia no Governo Dirceu Arcoverde.”

Freitas Neto: BR-135 deve ser uma prioridade

Prioridade

Prossegue o ex-senador: “A melhoria e alargamento dessa BR, a implantação total da Transcerrados e conclusão da ferrovia Transnordestina darão àquela região as condições ideais para atingir seu potencial de produção.  São as verdadeiras prioridades em matéria de infraestrutura para desenvolver”.

Bagagem

A partir deste mês, as companhias aéreas não terão mais que oferecer obrigatoriamente uma franquia de bagagens aos passageiros. Isso significa que os viajantes vão poder escolher, na hora de comprar a passagem, se vão despachar ou não as bagagens. Para quem optar pelo serviço, poderá haver cobrança pelo volume despachado. A medida valerá para passagens compradas a partir de 14 de março de 2017.

Atualmente, a franquia de bagagens é de um volume de 23 quilos nos voos domésticos e de dois volumes de 32 quilos nos internacionais. 

Leão

O delegado da Receita Federal em Teresina, Eudimar Alves Ferreira, divulgará, na sexta-feira, às 10 horas, as regras para preenchimento e entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2017 (DIRPF 2017). O prazo de entrega se inicia no dia 2 de março e vai até 28 de abril.

No Piauí, a Receita espera que 230 mil contribuintes declarem os rendimentos relativos ao ano-calendário 2016. 

* Circulando por São Paulo, o ex-deputado federal Hugo Napoleão  foi aplaudido em restaurantes, quando reconhecido por piauienses.

* O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), segura desde o ano passado dois importantes pedidos de instalação das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs).

* Um é para investigar a União Nacional dos Estudantes (UNE); o outro, o Conselho Administrativo de Recursos Federais (Carf).

* A demora evita constrangimentos a aliados que apoiaram o deputado nas últimas eleições para o comando da Casa, como o PCdoB e o PSDB.

Escola campeã

Correu nas redes sociais, durante o carnaval:

Pai: - Meu filho, que escola você queria ver como campeã em 2017?

Filho: - A pública, pai!