Cidadeverde.com

Agespisa faz gestão compartilhada por 6 meses

O Governo do Estado tem mais pressa do que se imagina para repassar para a iniciativa privada os serviços de água e esgoto de Teresina. Ontem mesmo, poucas horas depois da decisão liminar do desembargador Sebastião Ribeiro Martins desfazendo os nós que o Tribunal de Contas havia dado no processo de licitação, o governo convocou a empresa vencedora do certame para assinar o contrato.

O contrato com a Aegea Saneamento e Participações S/A foi assinado na Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev), pelo secretário Franzé Silva; pela superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura, e o presidente da Aegea, Hamilton Amadeo. Teresina é a 48ª cidade brasileira a ter o seu sistema de água e esgoto administrado pela Aegea, que atua no ramo há mais de 10 anos.

Com a contratação da empresa, haverá o processo de transição e um cronograma para o início das obras será estabelecido. A administrtação compartilhada do sistema pode durar até seis meses.

O contrato, com prazo de 31 anos, prevê investimentos de R$ 1,7 bilhão, para garantir 100% de cobertura de abastecimento de água e esgoto na zona urbana da capital. Hoje a rede de água tratada chega a mais de 90 por cento das residências e a cobertura de esgoto é de menos de 20 por cento.

A Aegea ofertará mais de R$160 milhões de contribuição financeira a título de outorga. A empresa concessionária e contratada agora pelo Estado tem um prazo para depositar esse valor, que será utilizado no processo de reestruturação da Agespisa.

A assinatura do contrato, ontem, mostrou que o Governo do Estado não esperou para ver se a decisão liminar do desembargador Sebastião Ribeiro Martins é mesmo a última palavra sobre o caso, que ainda comporta muitos e vários outros recursos judiciais.

Desemprego

Os dados são assustadores. Só na avicultura a previsão é de demissão sumária de 420 mil pessoas, caso seja mantido o bloqueio das exportações da carne brasileira.

São os desdobramentos da Operação “Carne Fraca”.

Comoção

Foi sepultado ontem, em Valença, em clima de comoção, o corpo do major Mayron Moura Soares, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar de Teresina. Ele foi assassinado na noite de terça-feira durante um assalto, no bairro Todos os Santos.

Em menos de 24 horas, a polícia prendeu os dois acusados do crime.

Punição

Em nota, o secretário de Segurança, Fábio Abreu, lamentou o assassinato do major Mayron Soares. Ao prestar condolências à família e solidariedade ao colega de farda,  Fábio Abreu disse que o crime foi uma provocação às forças policiais e garantiu que não ficará impune.

Só política

Ontem, circulou pelas redes sociais uma gravação do ex-capitão Chagas Bisneto, hoje membro da Comissão de Segurança Pública da OAB-PI.

Ele faz duras críticas ao secretário de Segurança, acusando-o de só querer saber de fazer política, abandonando a polícia à própria sorte.

Lançamento

Foi bem prestigiado, ontem, o lançamento do novo livro do escritor Francisco Meton Marques de Lima, desembargador do TRT do Piauí.

Intitulado “O Livro dos Valores”, a obra é a 10ª de autoria de Meton.

O desembargador Meton autografa a sua nova obra, "O Livro dos Valores".

*O deputado Rodrigo Martins assume, por indicação do PSB, a presidência da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Federal.

*O Projeto que pede o fim do foro privilegiado já está aberto para receber emendas dos senadores.

*Os senadores terão cinco sessões para apresentar as emendas antes que o projeto seja votado em primeiro turno na Casa.

*No Piauí, o Governo do Estado repassou a gestão do sistema de abastecimento de água de Teresina à iniciativa privada exatamente no Dia Mundial das Águas.

O intérprete

Em seu primeiro governo (1983-1986), Hugo Napoleão levou uma grande comitiva ao exterior. O assunto repercutiu na Assembleia Legislativa. Um deputado comentou com o oposicionista Ribeiro Magalhães:

- Você viu? O governador tá levando em sua comitiva até o Waldemar Macedo. O que é que ele vai fazer lá?

Ribeiro Magalhães: - Deve ser o intérprete!