Cidadeverde.com

E abandonaram a ex-presidente Dilma às feras

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Ex-presidente Dilma: defesa solitária

Pouca gente tem se dado conta sobre um fato interessante no processo de julgamento da chapa Dilma-Temer, que será retomado na próxima semana, no Tribunal Superior Eleitoral.  Quase todos jogam nas mãos do TSE a sorte do presidente Michel Temer.

Das quatro saídas apontadas para a crise, a mais viável, na avaliação da oposição de hoje, seria a cassação da chapa vitoriosa na eleição presidencial de 2014.

As outras três alternativas para despejar Temer no Planalto seriam: 1) a renúncia, já reiteradamente descartada pelo presidente; 2) o impeachment, que leva muito tempo; e 3) o afastamento mediante processo criminal, no Supremo Tribunal Federal, que leva mais tempo ainda.

O que quase ninguém tem percebido é que o PT, na fúria de derrubar Michel Temer e na ânsia de tentar reentronizar o ex-presidente Lula no poder, lavou as mãos com a sorte da ex-presidente Dilma. Se a chapa Dilma-Temer for cassada, efetivamente, a ex-presidente também será penalizada da mesma forma que o presidente.

A diferença entre a situação do presidente e a dela é apenas a de que não perderá mais o cargo, do qual já foi apeada pelo impeachment, em maio do ano passado. Ela pessoalmente, não desistiu do sonho de voltar ao Planalto. Seu último recurso contra o impeachment foi apresentado na semana passada, no STF.

Mas, pelo visto, o PT está pouco preocupado com a luta solitária e o destino de Dilma, por quem brigava até pouco tempo. A ex-presidente já é, como ela mesma chegou a vaticinar, uma carta fora do baralho, sendo abandonada às feras.

É o jeito petista de ser solidário.

Foto: Pablo Cavalcante/O Globo

O juiz José Ramos é aposentado pelo CNJ

CNJ aposenta juiz

Deu ontem no Blog do Lauro Jardim: “O CNJ aposentou hoje o juiz José Ramos Dias Filho, da 2ª Vara Cível da Comarca de Teresina, suspeito, entre outros malfeitos, de desaparecer com os processos que corriam contra ele na corregedoria do TJ-PI.

Relator do caso, Carlos Levenhagen havia pedido a disponibilidade de Dias Filho com vencimentos proporcionais, pelo prazo mínimo de dois anos.

Ou seja: Dias Filho não exerceria a magistratura por dois anos, mas, nesse período, receberia o salário de acordo com o tempo de serviço.

O conselheiro Henrique Ávila discordou do relator e votou pela pena máxima, a aposentadoria compulsória. Foi acompanhado pelos demais conselheiros.”

No braço

O líder da oposição, deputado Robert Rios (PDT) ganhou praticamente no grito a presidência da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa.

Ele assume o cargo após intensa polêmica desde que seu nome foi indicado.

O líder do governo na Casa, deputado João de Deus (PT), contestou o ofício assinado por quatro dos sete integrantes da Comissão.

Para ele, o documento deveria conter cinco assinaturas.

E a violência, ó!

Não estranha essa nova queda de braço por cargo entre governo e oposição na Assembleia Legislativa.

Também não surpreende o descaso da Assembleia em relação a uma de suas principais comissões técnicas, que deveria ter sido preenchida em fevereiro.

Por aí se nota o tamanho da preocupação dos parlamentares com a violência que se alastra pelo Piauí.

Foto: Divulgação/CCom

Reunião dos governadores em Brasília

Fórum dos Governadores

O governador Wellington Dias (PT)  participou ontem, em Brasília, do Fórum dos Governadores do Nordeste e do Fórum dos Governadores do Brasil.

A pauta principal do encontro foi a discussão da atual conjuntura política e econômica do país, com foco em matérias sobre projetos de alteração fiscal em tramitação no Congresso Nacional e a retomada de obras públicas.

Diretas, já!

No encontro, Wellington Dias se posicionou sobre a saída para a crise presidencial: “Pessoalmente, compreendo que uma eleição direta é o caminho que coloca o país com alguém com respaldo da população para liderar uma saída para o Brasil”, opinou.

Mãos à obra

Eleito na noite de segunda-feira, ontem mesmo o novo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-PI, Evandro Cosme, tomou posse no cargo.

Ele disse que as ações do órgão estão planejadas até o próximo ano e o seu empenho será no sentido de imprimir ritmo aos projetos, com a colaboração de todos.

Foto: Divulgação/Diosece de Parnaíba

Padres da Diocese de Parnaíba

Mudanças

O bispo de Parnaíba, Dom Juarez, promoveu novas alterações no clero sob a sua jurisdição, com o remanejamento de padres das paróquias de diversos municípios de sua Diocese.

Os padres da Diocese de Parnaíba e suas novas paróquias (Fonte: Diocese de Parnaíba)

* A Assembleia Legislativa faz hoje, às 11h, a sabatina do novo presidente da Agespisa, Emanuel Lopes Veloso Filho.

* Mais uma grande prefeitura jogou a toalha. Foi a de Porto Alegre, que parcelou o pagamento dos salários do funcionalismo.

* O ministro Édson Fachin autorizou ontem a Polícia Federal a interrogar o presidente Michel Temer, que pode responder por escrito.

* A votação do projeto da reforma trabalhista na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado ficou para terça-feira.

Confiança no país

Do humorista Fraga:

- Para demonstrar confiança no país, faça como as equipes econômicas, governantes e lideranças políticas: tenha sólidas contas no exterior.