Cidadeverde.com

Após o TSE, os novos desafios de Temer

O presidente Michel Temer saltou uma fogueira, com sua absolvição no julgamento do Tribunal Superior Eleitoral, mas ainda tem muitos desafios a superar para salvar o seu mandato. O maior deles é o processo aberto contra ele no Supremo Tribunal Federal, após a delação premiada do dono da JBS-Friboi.

Outro da mesma magnitude é o da recomposição de sua base político-parlamentar. Ela sofreu baixas significativas e corre a ameaça de derreter a qualquer tropeço do presidente. Até aqui, ele vem se mostrando um exímio lutador na arte da guerra da política.

Também se faz crucial para a sobrevivência do presidente no cargo o desempenho da economia. Seu governo já apresentou várias conquistas. Ainda persistem, porém, desafios como o da retomada do emprego.

Desde a divulgação da delação da JBS, a morte política do presidente já foi anunciada diversas vezes e ela não se confirmou. A absolvição da chapa Dilma-Temer no TSE deu um fôlego a Temer, mas ele é um paciente que ainda não recebeu alta médica.

Sem trégua

É certo que não haverá trégua. Novos bombardeios serão disparados contra o Palácio do Planalto. E eles se intensificarão à medida que se aproxima o ano eleitoral.

A favor de Michel Temer conta o fato de que na Justiça os processos andam devagar contra qualquer um. Imagine contra o presidente da República!

Outro fator que lhe favorece é a falta de opção para a sua substituição. Collor tinha Itamar; Dilma tinha Temer. E Temer? O Congresso não daria a cadeira a alguém que não fosse de seus quadros nem a quem, mesmo sendo congressista, não representasse os seus sentimentos.

Uma eleição presidencial direta agora seria inviável. Mesmo que não fosse, qual o cidadão de boa intenção e de ficha limpa que iria querer receber essa batata quente nas mãos – o de ser presidente não de um país, mas de uma crise?

Caminhada

A 22ª. Caminhada da Fraternidade, com o tema “Somos da Paz”, saiu ontem às avenidas de Teresina pedindo o fim da violência.

Antes da caminhada, o arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, celebrou uma missa campal, na Praça da Liberdade, pedindo bênçãos aos que participaram do evento.

A exemplo dos anos anteriores, muitos políticos participaram da caminhada.

Safra recorde

O Piauí alcança este ano a marca recorde de mais de 4 milhões de toneladas de grãos colhidos.

O desenvolvimento da cultura da soja é responsável por mais da metade dessa produção. Estima-se que este ano estão sendo colhidos mais dois milhões de toneladas, um aumento de aproximadamente 226%.

A safra recorde é a boa notícia. A ruim é a dificuldade que os produtores têm para escoar a produção.

Fim do Salipi

A 15ª edição do Salão do Livro do Piauí foi encerrada ontem à noite, no Espaço Cultural Rosa dos Ventos, da Universidade Federal do Piauí.

Os organizadores contabilizaram mais um Salipi realizado com pleno êxito, graças à organização, aos parceiros e, sobretudo, ao público que frequentou o salão durante mais de uma semana.

Show

A cerimônia de encerramento da 15ª. edição do Salão do Livro do Piauí ocorreu às 21 horas, seguida da apresentação do Grupo Jet Set Live e do show do grupo Biquíni Cavadão, que encerrou o evento com chave de ouro.

No muro

Se mantiver a sua coerência, o PSDB não dará hoje a sua palavra final sobre o desembarque no governo Temer.

Como se sabe, a marca registrada dos tucanos é não decidir, é ficar em cima do muro.

Caravana

A Caravana Piauí em Movimento esteve no final de semana em Picos e Paulistana, com palestras e debates sobre a situação do Piauí e as perspectivas para o Estado.

Agora já são oito as cidades piauienses a receber a Caravana, iniciativa da Fundação Ulysses Guimarães, órgão de formação política do PMDB, presidida no Piauí pelo ex-ministro João Henrique Sousa.

Foto: Divulgação

João Henrique leva Caravana Piauí em Movimento a mais dois municípios

 

*Vem aí mais uma mudança no trânsito. A alteração ocorrerá nas imediações do Balão da Universidade, a partir de julho.

*No semiárido piauiense, existem barragens com apenas 3% de água, uma tragédia para o abastecimento da região.

*Em Parnaíba, o prefeito Mão Santa reativou a banda de música do município.

* Não há mais solenidade oficial na cidade sem a presença da banda.

Filosofia de vida

Do humorista Fraga:

- Dá, toda vez que pedirem, a tua opinião sobre corrupção. Recibo, nunca.