Cidadeverde.com

Oposição cerca o prefeito Firmino Filho

O PSB e outras forças de oposição no Piauí querem atrair o prefeito Firmino Filho para as caravanas que estão realizando pelo interior do Estado. O próximo encontro do PSB do ex-governador Wilson Martins será em Parnaíba, em julho, com a presença já confirmada do ex-governador Zé Filho (sem partido) e do prefeito Mão Santa (SD).

Os oposicionistas piauienses avaliam que o caminho natural do prefeito de Teresina é a oposição, na sucessão estadual de 2018, pois agora, mais do que nunca, o PT e o PSDB são forças antagônicas. No Piauí, os dois partidos até que mantêm uma boa relação, mas no plano nacional petistas e tucanos são como água e óleo.

Há um grupo na oposição que pretende transformar o prefeito em uma das opções para a sucessão do governador Wellington Dias. No PSB, por enquanto existe apenas um pré-candidato definido, que é o ex-governador Wilson Martins. Ele planeja concorrer novamente ao Senado.

No PMDB, o ex-ministro João Henrique Sousa procura se viabilizar como candidato a governador.

O prefeito Firmino Filho não deu um sinal verde para o movimento que pretende envolvê-lo na caminhada da oposição. Ele disse que seu Plano A é chegar a 2018. O prefeito avalia que o quadro político ainda é muito nebuloso e não há perspectivas de superação da crise econômica em curto prazo.

O prefeito considera que é precipitada qualquer movimentação agora visando às eleições do próximo ano, como a formação de chapas e montagem de palanque, dada a situação de indefinição e de incertezas da política nacional.

Política esportiva

No River, a luta é para encontrar um presidente que não queira ser candidato às eleições do próximo ano. O deputado Júlio Arcoverde (PP) abriu mão da presidência do clube porque vai disputar a reeleição.

O ex-senador João Vicente Claudino, um nome de consenso, também declinou do convite para presidir o River alegando que pretende concorrer às eleições do próximo ano.

Outra jogada

Enquanto isso, no Altos, o presidente do clube, Warton Lacerda, não pensa em outra coisa. Ele quer ser candidato a deputado estadual em 2018, à sombra do prestígio popular do clube e da liderança de sua esposa, Patrícia Leal (PT), prefeita do município.

Reforma já!

O deputado federal Marcelo Castro (PMDB) disse ontem que o sistema político é um fator de estabilidade.

Em sua opinião, dependendo do sistema, seleciona-se melhor ou pior os representantes do povo.

Daí a necessidade de se fazer com urgência a reforma política sempre adiada.

Corrupção

O sistema político brasileiro é exclusivo, não existe outro igual no mundo, conforme o parlamentar, que já foi relator de uma comissão especial da reforma política na Câmara Federal.

Segundo o deputado, no sistema atual, quando mais desonesto, mais o candidato tem chance de se eleger.

Complexo é alvo de depredação no Morro do gritador

Vandalismo

Justo no dia em que a Secretaria de Segurança anunciava que estará na 14ª Edição do Festival de Inverno de Pedro II, os vândalos depredaram o Complexo Turístico do Morro do Gritador, uma das atrações da cidade.

A Prefeitura adotou ontem mesmo as providências necessárias para a recuperação do complexo, com a substituição dos equipamentos e estruturas destruídas, bem como notificou as autoridades sobre a ocorrência.

Plataforma digital

A Uespi ganhará uma biblioteca virtual com volumes nas mais diversas áreas do Direito. O Piauí é o primeiro estado a adotar a plataforma digital que contribuirá na formação dos alunos e atualização dos professores nas áreas sociais aplicadas.

A vice-governadora Margarete Coelho, o presidente da Editora Fórum, Luís Cláudio Rodrigues, representantes da Uespi e da PGE selaram a parceria.

Desperdício

O Estado do Piauí paga mensalmente R$ 300 mil à Infraero para administrar o Aeroporto de Parnaíba, que não tem sequer uma lanchonete para servir água e cafezinho!

Ao fazer a reclamação, o deputado federal Paes Landim indaga:

- Não seria mais produtivo o governador oferecer esse dinheiro à Azul, que faz um voo semanal (Parnaíba – Recife) para administrar o Aeroporto e incluir duas viagens semanais de Parnaíba para Teresina e vice-versa?

De coração pra coração - O padre Tony Batista publicou esta foto em sua página no Facebook, com a legenda: “Cuidado e ternura alimentam corações e vidas. Meu "velho", meu bispo, meu irmão e meu amigo!”

 

*Começa hoje, com shows de Miriam Eduardo e Alceu Valença, o Festival de Inverno de Pedro II. O evento vai até domingo.

* O deputado Marcelo Castro (PMDB) calcula que hoje o pedido para processar o presidente Temer não passaria na Câmara Federal.

* A Petrobras anunciou ontem a redução de 2,3% no preço da gasolina e 5,8% no preço do diesel.

*É principalmente o comércio que paga a conta do feriadão que o governador Wellington Dias e o prefeito Firmino Filho dão de mão beijada.

Afasta de mim esse cálice!

Do prefeito Mão Santa, quando indagado se estaria disposto a disputar a Presidência da República em 2018 com o ex-presidente Lula:

- Olha, eu aprendi a não chutar cachorro morto.