Cidadeverde.com

Que história é essa de apelo a bandido?

Depois de uma nova cena de violência em hospital da rede pública de Teresina, o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sílvio Mendes, fez ontem um alerta e um apelo aos bandidos: “Os médicos e enfermeiros que estão sendo agredidos hoje são os mesmos que, quando os criminosos são agredidos ou acidentados, os socorrem. Então, é preciso proteger quem trata de suas vidas”.

Sílvio Mendes disse ainda que já solicitou reforço na segurança dos hospitais municipais. “Tivemos reuniões e fomos bem atendidos pelo secretário de Segurança, Fábio Abreu. Nessa reunião, participaram representantes dos hospitais, comandante da Polícia Militar e outras pessoas. Pedimos orientações acerca de que comportamento devemos ter. Só que a insegurança é uma questão maior do que o secretário e o comandante”, ressalta.

A manifestação do presidente da Fundação Municipal de Saúde ocorreu depois de um tiroteio na frente do Hospital Maternidade do Promorar, na zona Sul de Teresina, noite de terça-feira passada. Uma bala perdida atingiu o consultório médico. Por um milagre não atingiu um médico e um bebê. Houve pânico no local. Em menos de um mês, este é o segundo caso registrado no hospital.

Tropeço

O presidente da FMS reconheceu que a segurança pública é uma abordagem complexa. “É preciso a ação de todos, não só da Secretaria de Segurança, mas de todos nós. É necessário a adoção de políticas públicas, de educação de combate às drogas, e isso a FMS faz e irá continuar fazendo. A questão da segurança pública vai além do policiamento e não pode ser uma abordagem simplista e não podemos nos omitir, pois é algo de interesse de todos”, afirma.

Sílvio Mendes, um gestor público experiente e comedido em seus gestos, ex-prefeito de Teresina por duas vezes e também candidato a governador, analisa a questão do avanço da violência com uma visão ampla do problema. Mas ele tropeça quando faz apelo aos bandidos, para que poupem os profissionais de saúde.

Caos

Ora, o apelo contra a criminalidade deve ser feito diretamente à Segurança Pública. Insistentemente. Enfaticamente. Reiteradamente. É seu papel dar resposta à questão. Se ela não pode enfrentar o problema sozinha, que arregimente as forças necessárias para a tarefa. O que não pode é continuar nessa situação, já quase fora de controle.

Os bandidos invadem as escolas, os hospitais, as empresas, as residências e até as igrejas. Eles  devem ser enfrentados com a força e o rigor da lei. Apelar para que os bandidos sejam seletivos é atestar que se perdeu por completo a confiança no aparelho policial. Aí é o fim!

Foto: Reprodução

PT do Piauí convoca ato público pró-Lula

PT na rua

O PT, os aliados e sindicalistas voltam às ruas hoje para atos em defesa do ex-presidente Lula, condenado pelo juiz Sérgio Moro, na Lava Jato.

No Piauí, os protestos são articulados pelo presidente regional do PT, deputado federal Assis Carvalho. Ele convoca a militância: “Manifeste sua opinião nas redes sociais, converse com seus amigos, vizinhos, colegas de trabalho sobre mais esse golpe contra a democracia e o projeto de desenvolvimento com inclusão social no Brasil.”

Em Teresina, o ato público pró-Lula será às 17 horas, na Praça da Liberdade, Centro.

Regina e Dilma

A senadora Regina Sousa (PT) comentou ontem a notícia, ainda em tom de especulação, sobre uma eventual candidatura da ex-presidente Dilma Rousseff ao Senado pelo Piauí.Ela disse que o PT não discutiu o assunto. Também acha que é queimação e que o natural seria Dilma concorrer pelo Rio Grande do Sul, onde tem domicílio, ou Minas Gerais, seu estado natal. E destacou que a própria ex-presidente não se decidiu sobre candidatura.

A senadora disse que o PT e a ex-presidente devem considerar ainda as mudanças que poderão ocorrer na Lei Eleitoral.

Bem-vinda

“Se ela quiser se candidatar no Rio Grande do Sul ou Minas Gerais, onde ela teve os vinte anos de militância dela, é uma decisão dela. Ela não se manifestou que vai ser candidata e o partido ainda não discutiu, mas se ela expressar que o desejo será o Piauí, será muito bem recebida. Ela ajudou o Piauí quando era presidenta da República”, analisou a parlamentar.

A conta chegou

O prefeito Firmino Filho acha que fez uma grande vantagem com a sua decisão de suspender a cobrança da taxa de lixo, para atender ao “clamor da população”, mas a conta de seu ato demagógico já chegou.

O Governo Federal, através do Ministério das Cidades, lançou edital para Processo Seletivo Simplificado relativo aos exercícios de 2017 e 2018 para contratação de operação de crédito para a execução de saneamentos.  

A Prefeitura de Teresina não poderá participar do trâmite no eixo de Resíduos Sólidos por não cobrar e arrecadar a taxa de lixo.

A regra é clara

Conforme o edital, a seleção das propostas pelo Ministério das Cidades obedecerá às regras de enquadramento e priorização, segundo os critérios definidos na instrução normativa nº 29 de 11 de julho de 2017.

No quesito Resíduos Sólidos, é necessário a comprovação da existência da taxa municipal de manejo de resíduos sólidos legalmente instituída e sendo obrigatório que esta já tenha sido arrecadada.

Foto: Divulgação

PCdoB com Regina - O PCdoB Piauí e a União da Juventude Socialista prestaram solidariedade à senadora Regina Sousa pela luta em defesa da democracia e dos direitos trabalhistas. O presidente do partido, ex-deputado federal Osmar Júnior, acompanhado do vereador Enzo Samuel (Teresina), de José Carvalho e Isadora Cortez, lamentou o grande retrocesso com a aprovação da reforma trabalhista e os desafios que a esquerda enfrenta em toda a América Latina.

* Será no domingo, dia 23, a partir das 14h, no Campus Torquato Neto, a 4ª. etapa do Concurso de Agente Penitenciário da Secretaria de Justiça. A etapa corresponde ao Exame Psicológico.

 *Faz sentido chamar ensino à distância, pois o modelo ainda está a uma grande distância do ensino.

* São Paulo, Santa Catarina e Paraná, por exemplo, não ousam nem sonhar com penitenciárias como as do Canadá. Mas o Piauí sonha!

* Estamos evoluindo, com o governador Wellington Dias. Não faz muito tempo, o país que inspirava o Piauí era Cuba.

Dilma senadora

Do deputado federal Heráclito Fortes (PSB), sobre as especulações dando conta da eventual candidatura da ex-presidente Dilma Rousseff ao Senado pelo PT do Piauí:

- Se isso vier a acontecer, teremos o acordo chimarrão com rapadura.