Cidadeverde.com

Um tiro no pé

O PMDB do Piauí marcou para janeiro uma convenção extraordinária que decidirá se o partido apresentará candidatura própria a Governo do Estado ou se apoiará a reeleição do governador Wellington Dias, indicando o candidato a vice.

A convenção foi marcada a propósito do movimento lançado pelo ex-ministro João Henrique Sousa defendendo o lançamento de candidato do partido ao Karnak. Ele se apresenta como pré-candidato, mas estimula que outros peemedebistas também ponham seus nomes na mesa.

A convenção do PMDB será um passo em falso. A situação que está posta é a seguinte: João Henrique quer ser candidato a governador e a cúpula do partido no Estado quer acompanhar a reeleição do governador, desde que apresente o seu companheiro de chapa.

Nesse caso, o nome de consenso para ser candidato a vice-governador é o do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho, um dos articuladores da aliança peemedebista com o governador.

Carro diante dos bois

Ora, como o PMDB vai fazer uma convenção para escolher o candidato a vice do PT sem saber se essa vaga será realmente dele? O PP, que hoje tem a vice, e o outros partidos de expressão da base aliada também estão querendo a candidatura de vice-governador. O governador não tem condição de decidir isso antes de abril.

Admita-se, porém, que na convenção seja vitoriosa a tese defendida pela direção estadual do partido. E se o PMDB não emplacar o deputado Themístocles como vice, como fará na sucessão, pois a estas alturas já terá rifado a candidatura própria ao governo?

Com a convenção de janeiro, o PMDB do Piauí estará botando o carro diante dos bois e dando um tiro certeiro no pé.

Agora vai!

O prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB), será cidadão teresinense, nem que chova canivete.

A proposta, já derrubada na Câmara Municipal, no início desta semana, será reapresentada pelo vereador Luiz André.

O próprio prefeito Firmino Filho e o presidente da Câmara Municipal, vereador Jeová Alencar, estão empenhados agora na aprovação do projeto.

Foto: Divulgação

Presidente do PSB com Messias Júnior

Os 70 anos do PSB

Uma delegação do Piauí participou, em Brasília, da celebração dos 70 anos de fundação do PSB. O presidente do partido em Teresina, sociólogo Messias Júnior, foi um dos membros da delegação.

Em Brasília, ele se reuniu com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira.

Cobrança judicial

A Unimed Teresina ingressou com ação judicial para receber do Iaspi/Plamta uma dívida superior a R$ 4 milhões, por serviços prestados e não pagos no Hospital Unimed Primavera.

Por três vezes, o governo marcou de fazer o pagamento.

Foto: Carlos Rubem

Oeiras celebra seus 300 anos de emancipação

300 anos de Oeiras

A Câmara Federal realiza no próximo dia 29 sessão solene dedicada aos 300 anos de Oeiras, uma das 10 primeiras cidades do Brasil, conforme levantamento de Darcy Ribeiro citado em seu livro "O povo brasileiro - a formação e o sentido do Brasil" (página 193).

A homenagem à Primeira Capital do Piauí foi proposta pelo deputado federal Assis Carvalho (PT).

Não ao Distritão

A Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político lançou manifesto contra a aprovação da PEC 77-A, que trata da reforma do sistema de financiamento de campanhas e do sistema eleitoral (Fundão e Distritão).

A entidade oferece também sugestões para melhorar o sistema político brasileiro.

Foto: Divulgação

Homenagem - Ao receber homenagem do Instituto Justiça e Cidadania, no Supremo Tribunal Federal, o advogado Marcus Vinícius Furtado Coêlho, ex-presidente do Conselho Federal da OAB, afirmou que as garantias fundamentais, antes de servirem a aliados e amigos, possuem mais serventia para proteção dos opositores e das minorias.

* Será hoje o “Arraial dos Amigos do Piauí”, em Brasília. Entre as atrações, estão confirmados Lázaro do Piauí e a banda Xenhenhem.

* A festa é organizada pela Associação Cultural dos Amigos do Piauí (Acampi), presidida pela jornalista Alexandra Vieira.

*Começa hoje à noite, no Teatro de Arena, o 44º Festival de Violeiros do Norte e Nordeste. O evento prossegue até domingo.

* Entre os repentistas confirmados estão Ivanildo Vilanova, Geraldo Amâncio, Sebastião Dias, Moacir Laurentino, Edmilson Ferreira e Zé Viola.

O ébrio

Do humorista Albert Piahuy, fundador do Partido dos Trabalhadores e hoje crítico da legenda:

- O PT parece aquele bêbado que sempre quer tomar mais uma e não deixa o dono fechar o bar.