Cidadeverde.com

As lágrimas da senadora

Primeiramente, ninguém pode ser a favor de agressões a quem quer que seja. As relações em sociedade exigem respeito a todos. Mesmo a quem pensa e age diferente. Nesse contexto, a imprensa não tem o direito de sair do seu papel de criticar, quando julgar necessário, para o de atacar inconsequentemente.

 Dito isso, passo a analisar a reação da senadora Regina Sousa (PT) à decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, que, à unanimidade de seus desembargadores, decidiu manter no ar (Youtube) o vídeo em que a blogueira Joice Hasselmann dispara ataques e xingamentos contra ela.

 

Desapontamento

Em lágrimas, a senadora confessou da tribuna que, neste momento, se sente menos agredida pela blogueira do que pelos desembargadores. Ela disse estar revoltada e chocada com o aumento da intolerância no País.

Regina criticou a sentença, lamentando que ela permita que qualquer um agrida seu adversário político como bem entender, em nome da liberdade de expressão.

 

“Eu fico pensando se esse desembargador tem filha, tem mulher, tem mãe. E se ele gostaria que ela fosse chamada de anta, de cretina, de analfabeta”, reagiu. Ela disse que recorrerá da decisão da justiça do DF, embora ache pouco provável que consiga uma vitória.

 

Intolerância

Para Regina, o que mais importa, neste momento, é que a intolerância e o ódio sejam combatidos e que os brasileiros se unam numa luta contra o preconceito, o ódio e a intolerância, “antes que o País vire uma barbárie”.

Ela recebeu a solidariedade de vários senadores.

Não é a primeira vez que a senadora Regina Sousa se vê nesse tipo de situação. Outro dia, ela se sentiu ofendida pelo humorista Danilo Gentili, que a chamou de “tia do cafezinho”. Em ambos os casos, a senadora recorreu à Justiça. Mas ela já foi posta em situação vexatória também por colegas de Senado, no plenário.

A senadora conclama pelo fim da intolerância e do ódio.  Essa luta é justa e necessária, mas é curioso que só faça isso agora, quando se sente pessoalmente atingida. A toda hora seus companheiros de PT distribuem agressões, ataques e impropérios contra os adversários e não há uma palavra dela censurando esses gestos desrespeitosos e tresloucados.

 

Desafio 

O exercício da função pública é muito mais do que ficar o tempo todo posando de vítima, ainda que seja. É preciso que a senadora vá além e passe a combater igualmente todo ato de intolerância, até mesmo quando praticado por seus companheiros de partido.

que a vida pública exige de cada um que faz a opção por ela, voluntariamente, é, sobretudo, bom senso e coragem para defender com firmeza a causa pública e os interesses de seus representados, de coração aberto e com gestos largos, para não cair na tentação de fazer proselitismo, inclusive com seus eventuais traumas e dramas pessoais.

 

Foto: Pablo Cavalcante/RCV

Ex-governador Wilson Martins, presidente reeleito do PSB do Piauí

Missão impossível

O presidente reeleito do PSB no Piauí, ex-governador Wilson Martins, acha muito difícil o governador Wellington Dias acomodar todos os partidos da base aliada em seu palanque, em 2018.

Em sua previsão, muitos aliados vão saltar da barca governista e subir ao palanque da oposição.

Canetada

O presidente Michel Temer já passou a caneta nos indicados pelo deputado federal Rodrigo Martins (PSB) no Piauí.

Saiu a exoneração do delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA do Piauí,  Fernando Lima. As próximas serão as de Luis Sérgio, na Chesf,  e Ney Ferraz, no INSS.

Rodrigo Martins votou pela aceitação da denúncia da PGR contra o presidente Temer.

Choveu na horta

A mudança é chuva na horta do deputado federal Júlio César (PSD). O parlamentar já trabalhava para indicar o delegado do MDA no Piauí. Júlio César indicou o superintendente do Incra no Estado.

Se for confirmada a indicação para o MDA, todas as ações federais relativas ao setor primário no Estado ficarão nas mãos de Júlio César, que é também presidente da Federação da Agricultura do Piauí.

A dor sumiu

O desembargador Sebastião Ribeiro Martins, do TJ-PI, será um dos homenageados com o Colar do Mérito do TCE, na próxima segunda-feira, dia 28.

O magistrado deu uma cacetada no Tribunal de Contas do Estado, anulando o seu papel fiscalizador, no julgamento do processo de subconcessão da água em Teresina.

Depois, passou Gelol, refazendo o seu ato.

Tragédia no Parque

O deputado Paes Landim (PTB) fez discurso na tribuna da Câmara Federal sobre a tragédia ocorrida no sábado no Parque Nacional Serra da Capivara, onde três guardas foram vítimas de emboscada de caçadores, e um deles veio a falecer.

Ele relatou que o Parque é um dos mais extensos do País, mas possui apenas 30 guardas, “número insuficiente para preservar um patrimônio da humanidade, tão importante, que tem mais de 500 sítios arqueológicos”.

O deputado lembrou que já sugeriu ao Ministro Sarney Filho que seria importante um convênio com o Ministério de Ciência, Tecnologia, já que o Parque é também arqueológico e científico, para que o este Ministério pudesse também ajudar o Ministério do Meio Ambiente na condução do Parque.

Foto: Divulgação

FestLuso - Está a pleno vapor a 9ª edição do Festival de Teatro Lusófono (Festluso) no Piauí. Com realização anual desde 2008, o encontro é um dos principais espaços de intercâmbio entre a cena teatral dos países de língua portuguesa em todo o mundo.  O foco do festival é o teatro dos países africanos de língua portuguesa. O festival reúne artistas de países como a Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Macau, Timor Leste e Portugal. O FestLuso  tem o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria  de Cultura, e da Uespi e Circuito de Teatro em Português. A realização é do Grupo Harém de Teatro. Além de Teresina, o festival tem programação em Parnaíba, Floriano e Oeiras.

*O Movimento Outubro Rosa terá este ano duas atividades, uma corrida da Ponte Estaiada ao Teresina Shopping e uma caminhada também no mesmo percurso, no dia 8 de outubro.

* O evento, lançado na terça-feira à noite, é realizado anualmente pela Fundação Maria Carvalho Santos e tem o objetivo de prevenir o câncer de mama.

* O governador Wellington Dias sancionou a lei que garante a reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Técnico-Administrativos da Uespi.

* A Guarnição Federal de Teresina comemora amanhã, a partir das 8h, no 2º BEC, a passagem do Dia do Soldado.

Dias melhores virão

O escritor Marcos Damasceno, vice-prefeito de Dom Inocêncio, pelo PT, estava saindo de uma agência da Caixa Econômica Federal, no Centro de Teresina,  quando foi abordado por um homem, Testemunha de Jeová. Ele perguntou ao escritor, a quem não conhecia, evidentemente:
- "Você acredita que o sofrimento vai acabar?"
Damasceno foi categórico:
- "Pelos menos o meu vai. Na próxima semana, terei audiência com o governador Wellington Dias".